sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Convento Nossa Senhora do Amparo - Uma janela para o passado

São Sebastião - SP
Bairro São Francisco


Quase todos os dias eu passo em frente ao prédio do Convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, mas sempre estou com muita pressa.
Mas, abri um espacinho na agenda para fazer um passeio por esse prédio que é considerado o 2º mais antigo de São Sebastião.

 
O prédio tem uma arquitetura imponente, principalmente por sua escadaria e portas de madeira pesada, mas por dentro tudo é bastante simples.

 
Para me acompanhar no passeio pelo Convento, eu convidei a minha amiga Fernanda Palumbo, arquiteta e professora, com muito conhecimento sobre o patrimônio histórico e cultural de São Sebastião.

 
Enquanto caminhávamos, a Fernanda e o Frei trocaram ideias, informações e opiniões. Eu ficava com os ouvidos atentos para captar tudo.


Fiquei sabendo que, na época do Marques de Pombal, a ordem franciscana passou por poucas e boas e o resultado disso é que muitos conventos foram roubados e acabaram em ruínas.

 
Em São Sebastião, graças aos freis que vieram da Alemanha, o prédio passou por uma grande reforma. Mas, isso foi na década de 40. Hoje, o prédio está ameaçado devido aos vazamentos e precisa urgente de uma obra de restauro.   


Nós caminhamos pelo claustro, onde tem um jardim, alguns banquinhos e imagens sacras. Lá também está o túmulo do Coronel Julião, o fundador de Ilhabela.  
Seguimos até a cozinha e depois o refeitório, um ambiente bastante arejado, com uma mesa enorme. Observei que atrás do Convento tem um jardim grande, com plantação de horta, criação de galinhas e ovelhas, ops!

 
Um dos lugares que eu mais gostei foi a Biblioteca. Um lugar sereno, com uma linda vista do canal.
 

Antes de ir embora dali, demos uma última parada na igreja para agradecer a São Francisco por nossas vidas e daqueles a quem amamos.


Obs: Eu não tinha autorização para registrar imagens da parte interna do prédio, isso é importante porque o convento já foi alvo de assaltos. Mas, pretendo voltar em breve, com autorização, para registrar tudo e mostrar para você!

 


 

2 comentários:

  1. Realmente é um lugar que marcou a história,mas que infelizmente está praticamente abandonado necessitando de uma reforma afim de restabelecer a a originalidade deste patrimônio que é muito importante para nossa história.
    No momento ela passou por uma mudança na área administrativa passando a diocese de Caraguatatuba, mas faltam recursos para esta reforma, esperamos que os órgãos responsaveis tomem uma providência imediata afim de restabelecer a originalidade deste patrimônio para que ele não venha a se tornar uma ruína e deixe de existir.....seria muito triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, realmente é um lugar especial. O prédio mais antigo da cidade, com muitas histórias e é uma referência para a população, principalmente, do bairro São Francisco. É uma pena essa demora em restaurá-lo. Chega a me dar agonia.

      Excluir