segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Apenas uma tarde para conhecer Gramado e Canela e está chovendo. O que fazer?


Os municípios de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, compõem um dos roteiros mais conhecidos e amados pelos brasileiros. Mas, o que fazer se você tem apenas uma tarde para conhecer as duas das cidades mais famosas do Rio Grande do Sul e ainda por cima está chovendo?


O lado bom desta história é que a maior parte das atrações em Gramado se concentra na avenida principal (Rua Borges de Medeiros). Precisamos começar o passeio a partir de algum ponto, certo?


Então, vamos começar pela Igreja Matriz São Pedro, que fica entre a Praça Major Nicoletti e a Rua Coberta, bem no coração da cidade. Há apenas 10 metros da porta da matriz fica o km zero da cidade.


A Igreja Matriz São Pedro foi construída originalmente em madeira, como capela, em 1917, e só depois ganhou a estrutura original em pedra basáltica. Dizem que foram usadas aproximadamente 72 mil pedras na construção.

 
Dentro da igreja, os vitrais sacros causam belos efeitos luminosos, todos lembrando as passagens da vida do Apóstolo Pedro ao lado de Cristo. Dê uma paradinha para conhecer o conjunto de esculturas dos apóstolos, no Largo da Matriz.

 
Ao lado da Igreja Matriz está o Palácio dos Festivais, a sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado.

No período do evento – em agosto – estende seu tapete vermelho que corre por toda a Rua Coberta até a porta de entrada, para receber os cineastas, atores, atrizes, produtores e a imprensa especializada.

Durante o Natal Luz, o Palácio abriga a Bilheteria Central do evento, onde você pode adquirir ingressos para as atrações.


Aliás, por falar em Rua Coberta, ela fica bem em frente ao Palácio dos Festivais, como eu já escrevi, e você vai gostar de saber que ali tem diversos restaurantes e lojinhas, bem charmosas.



Se for inverno e estiver chovendo, aproveite para tomar um café, uma sopa ou mesmo um chocolate quente na Rua Coberta, que é um ponto de encontro dos moradores e turistas. Mas, se for verão, aproveite para tomar um chope bem gelado.

 
Lembre-se, porém, de deixar um espaço para a sobremesa porque em Gramado existem diversas lojas de chocolate artesanal.

 
Se você estiver com crianças ou apenas querendo estender o passeio um pouco mais, a dica é visitar o Parque Mundo do Chocolate, assinado pela Lugano, marca que existe desde 1976.  

 
Neste parque você vai conhecer as réplicas de monumentos, como as Pirâmides do Egito, o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, entre outros, todas construídas com chocolate.


 
Lá dentro também funciona uma pequena fábrica, onde você poderá experimentar diversos tipos de chocolates da marca e ainda fazer o seu próprio chocolate.  Se concordar em fazer a foto de recordação em troca ganhará mais chocolate!

Ou seja, se você gosta de chocolate esse é um lugar que deve conhecer.   

O passeio de Gramado até Canela é muito rápido. Vale a pena ir até a cidade vizinha para conhecer a belíssima Catedral de Pedra. Por dentro, ela é muito simples e quase sem atrativos.


Mas, o lado de fora dessa catedral é um espetáculo!
 
Ao redor da catedral, existem diversas lojinhas que vendem souvenires e adivinhe: chocolates, rsrs. Se não estiver animada para as compras, você pode se incomodar com as abordagens dos vendedores. São muitos e podem ser bem falantes. Faça a sua foto e siga em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário