terça-feira, 15 de março de 2011

Quizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


No jornal Econews de março, em comemoração aos 375 aninhos de São Sebá, dia 16, eu preparei um quiz para testar o conhecimento da galera de São Sebastião.

Teste o seu conhecimento.

1 – Qual o nome do prefeito de São Sebastião?

2 – São Sebastião tem quantos vereadores e quais os nomes?

3 - Nos meses de dezembro a janeiro, a mata que envolve a cidade de São Sebastião desperta e reserva para seus súditos apreciadores uma agradável surpresa: um fenômeno natural faz com que o verde absoluto seja invadido por um amarelo, que irradia força e energia. Qual o nome dado pelos caiçaras a esse fenômeno?

4 - A Serra do Mar também reserva lugares quase místicos. Há mais de 200 anos, localizado a 260 metros de altura, existem ruínas de uma enorme e rica fazenda de escravo, que oferece uma vista magnífica do tradicional bairro São Francisco. Qual é o nome desse lugar?

5 - A mata que envolve São Sebastião protege um grande tesouro: a história de seus antepassados. Em um local onde não é possível chegar por meio de trilhas, está a reserva indígena guarani Ribeirão Silveira. Em que bairro está localizada a aldeia indígena?

6 - O desenvolvimento da cidade sempre esteve ligado ao movimento da maré. Em um bairro, com ruas estreitas e casas simples está localizada a maior e mais tradicional colônia de pesca da cidade. Você sabe qual é o bairro?

7 – Na praia do Balneário dos Trabalhadores existe uma gruta onde, segundo os antigos, se escondia uma enorme serpente que naufragava os navios e devorava os tripulantes. Hoje as pessoas vão até o local para se divertir e mergulhar. Qual o nome da serpente que deu nome a gruta?

8 – Qual é o nome da única ilha de São Sebastião que é habitada por uma comunidade, que sobrevive sem energia elétrica, isolada a cerca de 10 km do continente?

9 – Devido à riqueza da fauna e flora marinhas esse arquipélago, localizado a 34 km da costa de São Sebastião, foi transformado em santuário ecológico. Qual é o nome desse arquipélago?

10 – Você sabe qual o nome do navegador italiano, a serviço da coroa portuguesa, que descobriu a cidade de São Sebastião, o município mais antigo do litoral paulista?

11 – Você sabe qual foi o fato histórico fundamental para que São Sebastião fosse elevada a categoria de Vila, conseguindo sua emancipação político- administrativa, em 16 de março de 1636?

12 – Na costa sul da cidade, existe talvez uma única prova arquitetônica da ocupação européia do século XVII. Você sabe qual é?

13 – Você sabe qual o bairro servia de divisa de terras dos índios Tupiniquins e Tupinambás, que foi palco de batalhas sangrentas?

Respostas: 1- Ernane Billotte Primazzi; 2 - São 10: Artur Ramirez Balut (Presidente); Amilton Pacheco da Silva; Dalton José da Silva; Ernane Primazzi; José Reis de Jesus Silva; Luiz Antônio de Santana Barroso – Coringa; Marcos Antonio Ferreira Tenório; Marcos Jorge dos Santos; Mauricio Bardusco Silva; Paulo Henrique Ribeiro Santana; 3- Florada do Guapuruvu; 4 - Sítio Arqueológico; 5- Sítio Arqueológico; 6- São Francisco; 7- Nero; 8- Ilha Montão de Trigo; 9- Alcatrazes; 10- Américo Vespúcio; 11- A construção da torre da Igreja Matriz; 12- Fazenda e a Capela Carmelita, na praia do Guaecá; 13- Boiçucanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário