sábado, 7 de janeiro de 2012

Saia da estrada e encontre uma praia linda e misteriosa

A estrada da praia de Castelhanos, no arquipélago de Ilhabela, atrai muitos praticantes do off-road, o esporte fora da estrada. Na alta temporada, cerca de 300 veículos por dia percorrem a trilha que dá numa linda e misteriosa praia.
Movidos a veículos 4x4, os aventureiros que vivem com os pés (e a cabeça) no barro, procuram o local devido as suas particulares condições meteorológicas, com chuvas periódicas e alto nível de umidade.
A estrada de Castelhanos possui 22 km, saindo do nível do mar e chegando a mais de 800 metros de altitude, com ótimos desafios para os jipeiros, além de estar cercada pela mata atlântica, com mais de 250 espécies de pássaros.


Até chegar a praia, o percurso tem duração de 1h30, com vários trechos que merecem atenção. Para facilitar o resgate no caso de acidentes ou quebra dos veículos, os jipeiros que trabalham no local deram nomes aos pontos mais perigosos, que chamam de Imbiruçú, Canas, Morro do Sabão, Volta Grande e Mãe D’água.

Todos os locais citados são muito escorregadios, de inclinação acentuada e com pedras enormes. Ainda assim, os imprevistos sempre acontecem, como queda de árvores e desmoronamento de barrancos, por isso é fundamental ter um carro apropriado antes de se aventurar na trilha.


A trilha de Castelhanos atravessa vários rios e cachoeiras e, em muitos momentos, quem não está acostumado com o esporte, acha que o veículo não conseguirá passar devido à lama que se encontra na estrada.


Quando eu estive lá fui fazer a “loucura” de experimentar uma caipirinha em um dos barzinhos da praia e... fiquei pra lá de Castelhanos. Resultado: dormi na areia e não sei como não fui carregada pelos borrachudos. Portanto, cuidado para não confiar nos encantos dos drinques caiçaras, vai com calma.

A sorte é que eu já tinha feito as entrevistas no início do passeio e o meu fiel amigo e escudeiro, Celso Moraes, ficou atento e fez todos os cliques que precisávamos para a matéria. Ufa! Dessa vez eu escapei por pouco.

Anote aí: De acordo com as Portarias Normativas 71/2008 e 74/2009, os veículos motorizados só podem circular das 8h00 às 14h00 no sentido Perequê- Castelhanos e, das 15h00 às 18h00, no percurso inverso. Durante a noite, o acesso está proibido, exceto em caráter excepcional.
Serviço:

Lokal Adventure
Av. Princesa Isabel, 171
Perequê – Ilhabela
Tel: (12) 3896- 5777

Ilha Adventure
Av. Princesa Isabel, 605
Perequê - Ilhabela
Tel: (12) 3896- 5399/ 3896- 5731






Nenhum comentário:

Postar um comentário