segunda-feira, 19 de março de 2012

Você já ouviu falar que “Deus é Brasileiro”?

TURISMO - LITORAL NORTE

As praias mais bonitas do Litoral Paulista (na minha opinião, claro!)


Praia Toque Toque Grande - São Sebastião
Quem conhece os encantos do Litoral Norte sabe que, se o Todo Poderoso nasceu por essas bandas, ele só pode ter sido caiçara.
Só dessa forma podemos explicar a beleza dessa região, que possui uma infinidade de recantos paradisíacos. Cada uma das 169 praias que existem no litoral parece ter sido desenhada a mão. 
Areias brancas, amarelas, pretas misturam-se ao azul e verde das águas do mar, que num mesmo dia pode mudar diversas vezes de tonalidade, ganhando tons mais claros ou escuros para atender aos caprichos dos raios de sol.
Em todos os tamanhos, com várias formas e de muitas personalidades, é realmente impossível evitar se apaixonar por uma delas ou por várias ao mesmo tempo. Para quem não teve tempo de percorrer os 240 quilômetros de costa para conhecer todas as praias, preparei um roteiro muito especial.
Vamos começar pela primeira praia do Litoral Norte, na divisa com Paraty- RJ e Ubatuba-SP, onde está a pacata e deserta Camburi, que possui uma beleza misteriosa. Ainda escondidos em sua mata, em casas de pau a pique, vivem os descentes dos escravos que fugiram das fazendas da região para formar o quilombo.
O rio de águas transparentes, as cachoeiras e as histórias contadas pelos moradores dão um charme especial a essa praia, que reúne muitos esotéricos. Alguns afirmam que objetos não identificados visitam o local quando a noite chega e a vila fica iluminada por velas e lampiões.  

Vista da Praia de Calhetas - São Sebastião

Outra praia de beleza ímpar é Puruba, que em tupi, significa “zunido” ou “eco”. Dizem que o nome foi dado por causa dos sons emitidos por um grande rio que serpenteia toda a colina, desliza por uma rica área de mangue e deságua no oceano. Os antigos acreditam que são as vozes de espíritos protetores.
Para chegar até a praia é preciso atravessar o rio em barco de pesca. O transporte é feito pelos caiçaras.
Outro lugar encantador é a praia do Félix, onde do lado esquerdo fica a galera jovem que vai atrás das ondas e não tem medo do mar bravo, e do lado direito ficam as famílias que curtem as águas calmas e o mergulho amador.
A praia Vermelha do Norte, também chamada de "Vermelhona", esta é uma das praias com melhores ondas para a prática do surfe.
Do alto, para quem trafega na estrada, a praia de Domingas Dias parece uma visão. Suas águas cristalinas e as areias desertas criam uma atmosfera ainda primitiva. Na entrada para a praia, existem seguranças em guaritas que anotam as placas dos automóveis por medida de segurança.

Praia de Santiago - São Sebastião

Caraguatatuba - Indo rumo a Caraguatatuba, vale dar uma parada para conhecer a praia do Capricórnio, bastante limpa, de areia grossa, uma das mais longas orlas da cidade. No canto sul, essa praia guarda seu maior segredo: a Lagoa Azul, na foz do Rio Jetuba. As dunas de areia branca contrastam com o céu e dão o nome ao lugar.
A beleza da praia da Cocanha está no visual da ilha situada bem em frente a orla, um paraíso para quem gosta de mergulho. Com águas rasas, calmas e cristalinas é segura e ideal para o banho de mar das crianças e para andar de caiaque.

 Praia de Castelhanos - Ilhabela

Chegamos em Ilhabela, onde a missão de procurar as praias mais bonitas se torna difícil porque quanto mais afastado mais preservado é o lugar. Optamos por alguns recantos onde é possível ir de carro.
A praia de Castelhanos, antigo refúgio de piratas e porto negreiro, é a mais extensa da Ilha.  Para chegar é necessário percorrer uma estrada de terra de 22km em veículo 4x4. Por suas fortes ondas é muito procurada pelos surfistas. 

 Praia da Pedra do Sino (Garapocaia) - Ilhabela

Na praia de Garapocaia, que possui uma faixa larga de areia rodeada por coqueiros, a atração são as pedras que soam como sinos ao serem golpeadas, o que deu origem a um das mais belas lendas da Ilha e também ao nome da praia, que significa, literalmente, "pedra que toca”.
Quem estiver atrás de agito, o lugar certo na Ilha é a praia do Curral, com areia fofa e dourada. O pôr-do-sol é uma atração à parte, simplesmente de tirar o fôlego. 

Praia de Toque Toque Pequeno - São Sebastião

São Sebastião - Na costa sul de São Sebastião, um trecho de praias ainda pouco explorado forma um cenário alucinante.
Começa na praia de Toque Toque Grande, uma encantadora enseadinha com águas que vão do verde ao azul e com uma simpática vila de pescadores. Ao contrário do que o nome sugere, a praia é bem pequena, de areia grossa e solta. Vale a pena esperar para ver o pôr-do-sol.
Ao lado, está a praia de Calhetas, onde fica uma cachoeira usada para a prática de cascating. Para chegar à praia tem que descer um morro a pé. Toque Toque Grande é um charme, com algumas casas de pescadores que resistem ao tempo e águas calmas e limpas propícias para a atividade da pesca artesanal.

Praia de Juquehy - São Sebastião

Por fim, Santiago, uma bela praia com uma linda vista para as ilhas de Toque Toque Pequeno, Montão de trigo e Alcatrazes bem ao longe. Pouco freqüentada, fascina logo no primeiro olhar. 
Eu sou super suspeita para falar sobre as praias de São Sebastião, mas digo sem medo de errar: não vá embora sem conhecer Juquehy (para curtir com a família), Cambury (surfe e gastronomia de alto padrão), Maresias (agito noite e dia) e Guaecá (praia preferida pelos moradores).
Vale a pena conferir esse roteiro, certamente, você vai deixar seu coração em alguma dessas praias. Isso poderá fazer você sofrer um pouquinho enquanto estiver longe, mas o trará de volta mais rápido para o Litoral Norte.  

PS: Desculpe por não postar fotos das praias de Caraguatatuba e Ubatuba, mas não consegui localizar o fotógrafo que me acompanhou durante a reportagem nessas praias. As fotos que foram postadas são do  fotógrafo Celso Moraes. Para consultar outras praias acesse: ubatuba.sp.gov.br e caraguatatuba.sp.gov.br.






Um comentário:

  1. dani vc é demais escreve com uma levesa que contagia quem lé maravilhosa sua historia estarei esperando outras beijos.

    ResponderExcluir