segunda-feira, 9 de julho de 2012

'FOTOGRAFANDOCI': 60 anos da vida italiana


Quando estou em São Paulo eu nunca deixo de ir ao Conjunto Nacional para bisbilhotar as novidades da Livraria Cultura, principalmente a parte de livros infantis, quem conhece sabe do que eu estou falando.
Nesse dia, eu estava à procura do livro “Diferente como Chanel”, traduzido pela estilista Clô Orozco, para a minha sobrinha e desenhista preferida, Laura Ishi.
E foi quando eu vi a Exposição "Fotografandoci", uma grande mostra fotográfica sobre os últimos 60 anos da história da Itália, organizada pela ANSA, a maior agência de notícias italiana.
Sem dúvida, uma feliz coincidência que me rendeu bons momentos.  
Eu não sei se a exposição ainda está lá, por via das dúvidas, vou postar algumas imagens.
1948 - Papa Pio XII com crianças mutiladas na guerra
Conhecido como o Papa de Hitler, o que para alguns é uma injustiça, essa foto parece querer revelar mais do palavras.
 1950 -
Escritor Ernest Hemingway com sua esposa Mary, em Veneza
Quem vê essa foto não pode imaginar que há 51 anos, Hemingway acordou silenciosamente deixando a mulher Mary dormindo e se suicidou com um tiro de uma espingarda que usava para caçar pombos. Triste fim.
1953 - Os duques de Windsor de férias

Parecem meio tolos nessa foto, mas o casal é protagonista de uma linda história de amor que causou uma crise constitucional no Reino Unido e no Império Britânico. O Duque, Eduardo VIII, abdicou do trono para desposar a então Wallis Simpson, uma norte-americana em processo de divórcio. “Nós nos pertencemos”, ele mandou gravar essa frase na aliança dos dois. Romântico.

1956 - Sophia Loren posa para os fotógrafos

Mas, espere aí...o que é isso debaixo do braço dela? Será uma lagartixa? Confesso que achei meio bizarro, bobagem...os tempos eram outros. Ela continua lindíssima, com ou sem lagartixa.


1958 - Brigitte Bardot de férias

Nesse ano, ela filmou "Vingança de Mulher". Como era linda...sabia que ela tem uma estátua em Búzios (RJ)? Após 4 casamentos, ela vive hoje sozinha, cuidando dos animais.


1970 - Copa do Mundo no México - Brasil vence a Itália por 4 a 1
A gente era feliz e sabia...

Ainda perambulando pelo Conjunto Nacional...eu encontrei outra exposição e descobri que em 2012 o mundo comemora o Ano Internacional do Morcego.
Puxa, eu não sabia disso, e você?
No cartaz que acompanhava a exposição explicava que todos nós temos um pouco de morcego quando somos vítimas de preconceito e perseguição.
Alguns trabalhos dos artistas estão de cabeça para baixo, levei um tempo para entender o que representava.
Cheguei até arriscar a perguntar (vixi!), mas depois compreendi que era uma forma “morcegótica” de enxergar o mundo.

Se todos somos um pouco morcego..

Teste sua visão morcegótica...
...às vezes vale a pena abrir a mente e aprender coisas novas





Nenhum comentário:

Postar um comentário