quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Atobá: Tempero caseiro na praia


Vamos fazer de conta que é véspera de ano novo e tudo o que você não quer é ir para a cozinha.
A minha dica infalível para sair dessa situação chama-se Restaurante Atobá.
O que eu mais gosto no Atobá é o tempero de comida caseira. Lá tudo é feito de forma artesanal pelo chef Rodrigo.
Quando falo tudo é tudo mesmo. Dos temperos aos molhos. Dos grandes aos pequenos detalhes tudo é criado para dar a sensação de estar em casa.
Claro, uma casa gastronômica muito charmosa. E o esforço da equipe tem dado certo. O restaurante foi indicado pelo Guia 4 Rodas e também pela revista Vejinha, como um dos melhores do Litoral Norte na sua categoria.
As saladas com grão de bico e o tabule merecem o meu reconhecimento. Não posso deixar de citar também o cuscuz.
Quem tem a experiência de provar a comida do Atobá passa a ter um novo conceito sobre restaurantes por quilo.

A comida é rápida, quentinha e muito bem pensada para agradar os paladares mais exigentes. Para ter uma ideia, o cardápio muda todos os dias.
Outro detalhe que chama atenção é a decoração, com destaque para as grossas paredes de tijolos aparentes e as muitas janelas de madeira.
Isso, além de deixar a casa mais fresca, nos leva para outra época, quando a cidade de São Sebastião ainda era uma pequena vila de pescadores e as construções eram erguidas com pedras, cal de conchas e óleo de baleia.  
Ao falar em pesca, me lembrei dos pratos de peixes e frutos do mar servidos no Atobá.  Fresquinhos, bem temperados e combinam perfeitamente com o calor que faz no litoral nessa época.
Já sabe se a sua pesca for um fracasso, não se desespere. O peixe do Atobá vai compensar as horas em que passou no mar e ainda agradar a família toda.

Quem procura algo mais substancioso para devolver a energia depois da balada, a minha dica é o “Macarrão Ao Vivo e a Cores”. É só escolher os ingredientes e um cozinheiro muito gentil prepara um prato de massa para você.
E se você quiser uma carne como acompanhamento, lá tem um churrasqueiro pronto para te servir.
O restaurante está localizado no centro histórico de São Sebastião, em frente à simpática pracinha do Coreto, com suas árvores centenárias.
Eu adoro sentar lá depois de almoçar no Atobá para saborear um picolé de groselha da Sorveteria Rocha.
É tão calmo e relaxante que quase posso sentir a vida passar lentamente.  Outro dia achei que tinha visto um Atobá, será? Brincadeirinha...

 Serviço:
Restaurante Atobá: Praça Major João Fernandes, 218
Centro Histórico / São Sebastião.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário