sábado, 26 de janeiro de 2013

Vasos Vietnamitas levam glamour para o jardim


Eles são lindos, de cores fortes e variadas e com um brilho espetacular, os vasos vietnamitas ajudam a trazer a natureza para dentro de casa.
Quem acompanha o blog sabe que quando o assunto é decoração de ambientes eu não resisto. Para acompanhar as tendências, eu assino revistas e assisto a programas de TV e é assim que percebi que esses vasos estão aparecendo em diversos projetos.
Como sou metida a decorar a casa da família, já comprei um deles para a minha irmã mais nova, que mudou recentemente para o seu novo apartamento. Escolhi um vermelho vibrante e acertei em cheio.
Decidida a pesquisar sobre o assunto, descobri que além de atraentes e procurados para projetos atuais, esses vasos se diferenciam pela espessura maior do que os vasos de cerâmica comum, dando a vantagem de produção em tamanhos que chegam a 1,60 de altura.
A cultura Vietnamita sempre esteve muito ligada ao trabalho de cerâmica durante sua historia.
E a fama não é por acaso. A argila usada para a fabricação de cerâmica no Vietnã  é favorecida devido à sua composição química mais rica em mica, que proporciona uma resistência maior ao produto final, diferente da argila vermelha – esta rica em ferro, usada para a fabricação de produtos cerâmicos na maior parte do mundo.
E como conseguem essas lindas cores?  Eu descobri que a coloração do vaso cerâmico vietnamita se dá a partir do uso de esmaltes à base de resina, e não tintas/esmaltes comuns para produtos cerâmicos.
Mas, de onde vem o degradê, manchas ou cores variadas que dá essa pegada artesanal aos vasos?  
Descobri que é uma mistura de temperatura do forno à lenha, reação química e mistura de pigmentos.
Por isso,o vaso vietnamita pode ser exposto a quaisquer condições de clima e temperatura, pois este não perderá suas características tampouco resistência ou coloração.
Gostou e quer saber onde comprar? Eu encontrei alguns vasos vietnamitas lindos na Loja OdaraJardins, do meu amigo Fernando Puga.
Agora quero descobrir qual deles combina mais com o seu jardim.  
Vou postar algumas fotos dos vasos que encontrei na loja para facilitar a sua pesquisa.
 
 
 
 
 
 
 
Qual deles combina com o seu jardim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário