sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cuide bem do seu coração!



Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
O objetivo da data, que tem entre os slogans a frase “Eu sou 12 por oito”, é conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, entre as 20 doenças que mais matam no país, a hipertensão aparece na quinta colocação.
São cerca de 30 milhões de brasileiros atingidos.


Por ser muitas vezes silenciosa, não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, manifestando-se já em estágio avançado e podendo provocar derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias.
Alguns dos fatores de risco são: excesso de peso ou obesidade; ingestão excessiva de sal e de álcool; e sedentarismo.


Já algumas atitudes como a prática de atividade física regular, manutenção do peso corporal ideal e alimentação saudável podem ajudar não só na prevenção da hipertensão arterial, mas também em manter sob controle os níveis tensionais de indivíduos já diagnosticados como hipertensos.


Quanto à alimentação, muitas pessoas não conseguem fazer suas refeições em casa, especialmente o almoço, ao longo da semana e acabam optando por alternativas nada saudáveis. Claro que temos nossas obrigações profissionais e pessoais, mas zelar pela nossa saúde também é uma obrigação.
Então, nada de pular o almoço e substituí-lo por um "lanche rápido"! Dedique, pelo menos, 15 minutos para uma refeição balanceada, rica em nutrientes.


E se a desculpa ainda é a falta de tempo, os restaurantes por quilo são ideais! Você mesmo monta seu prato... só não vale exagerar na gordura e no sal, ein?!
Minha dica para atendimento rápido, alimentação saudável e, ainda, ambiente muito agradável, é o Restaurante Atobá. Aliás, esse papo já tá me dando uma fome...


 Te encontro no Atobá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário