quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça os alimentos que combatem a TPM




Esse papo é com você, amiga, que sofre (assim como eu) de TPM todo mês!
Aliás, se serve de consolo, saiba que não estamos sozinhas: segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% das mulheres em todo o planeta sentem algum sintoma relacionado à tensão pré-menstrual, desde irritabilidade até depressão, passando por crises de agressividade.

A boa notícia é que é possível suavizar esse período de uma maneira bem simples: através da alimentação!
Pesquisei e encontrei ótimas dicas de especialistas sobre o que comer (e o que evitar) para enfrentar a “temida” TPM.


Para suavizar os desconfortos e os inchaços, os nutricionistas recomendam o consumo dos alimentos ricos em zinco e magnésio.
Isso porque eles são vasodilatadores e proporcionam uma melhora na circulação.
Frutas e legumes como abacaxi, vagens, cenouras, castanhas, nozes e folhosos verde-escuro contém magnésio, além de terem propriedades antioxidantes.




Na ponta oposta, ou seja, o que é bom evitar, estão os alimentos vasoconstritores, que causam retenção de líquidos e acentuam o processo inflamatório. Entram nessa lista, o sal, os embutidos, os enlatados, os salgadinhos e os produtos industrializados em geral.
Também devemos ter atenção às bebidas que contenham cafeína - como café, chá mate, chá preto e refrigerante - assim como o consumo de doces, principalmente os biscoitos recheados, amanteigados e os derivados de leite em geral.


Os nutricionistas recomendam, ainda, a ingestão de alimentos diuréticos (como melancia e mamão), os ricos em ômega 3 e 6 (peixes, sementes de girassol e linhaça) e as fibras em geral (cereais, pães, biscoitos e massas integrais), que ajudam a equilibrar os hormônios e diminuir a sensação de irritabilidade.

(peixes do Restaurante Atobá)

Fora a alimentação, outra dica é a prática de atividades físicas, como alongamento, yoga e caminhada, que aliviam (e aquietam) nossa mente.
E a MINHA recomendação - que funciona em qualquer período de nossa vida - é: cultive o bom humor! Eu, pelo menos, tento... rsrsrs...
E você? O que faz para espantar a TPM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário