quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quem tem medo da sexta-feira 13?



Amanhã é sexta-feira 13!
Conheço várias pessoas que não gostam do número 13, tampouco da sexta-feira ser dia 13.
Os supersticiosos ficam em alerta, com medo de que alguma coisa terrível vai lhes acontecer. E o que já é evitado em dias comuns, numa sexta-feira 13 fica ainda mais proibido, como passar debaixo da escada, quebrar um espelho ou encontrar com gato preto.
Há quem diga que todo esse temor surgiu na França, a partir do dia 13 de outubro de 1307 (que caiu numa sexta-feira). Nessa data, Jacques Demolay, o 23º Grão Mestre da Ordem dos Templários, foi morto a mando do Rei Filipe. Mas antes de ser levado à fogueira, Demolay teria lançado uma maldição contra seus algozes; aliás, ele rogou uma praga até a 13ª geração de seus inimigos e traidores. Pelo menos três de seus amaldiçoados, de fato, morreram pouco tempo depois... Eu, ein?!
Já a implicância com a sexta-feira, em si, tem várias versões. Alguns teólogos contam que Adão e Eva comeram o fruto proibido numa sexta-feira; e que o grande dilúvio ocorreu numa sexta.
Mas também existem histórias mais antigas, como a da mitologia nórdica sobre a Friga, deusa do amor e da beleza. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Então, diz a lenda que, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio - ou seja, eram treze seres reunidos rogando pragas aos humanos.
Crendices a parte, alguns fatos sinistros já aconteceram numa sexta-feira 13. O compositor Rossini, que escreveu a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, morria de medo dessa data. Advinha quando ele faleceu? No dia 13 de novembro (uma sexta-feira) de 1868. Já aqui no Brasil, no dia 13 de dezembro de 1968 (uma sexta), o governo militar decretou o AI-5, que suspendeu os direitos e as garantias políticas da população, e decretou estado de sítio no país.
Eu, particularmente, não posso falar mal do número 13, pois nasci no dia 13 (de abril). E sabe que dia da semana era quando eu fiz 13 anos? Não é mentira não! Era uma sexta-feira... e uma sexta-feira santa! Rsrs.
Todo esse papo é só para descontrair os supersticiosos e deixá-los menos ansiosos pelo dia de amanhã. Se você é dessas pessoas que teme que algo ruim possa acontecer, lembre-se primeiro que amanhã é o dia mais desejado por todos os pobres mortais trabalhadores: a sexta-feira! Depois, saiba que o número 13, segundo os esotéricos, representa recomeço e sugere transformação e renovação (para o bem).
Então, pensamento positivo! Amanhã será, sem dúvida, um encantador e maravilhoso dia!

... Na dúvida, coloque o pé direito no chão, antes de sair da cama, vai!
Brincadeirinha :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário