sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tempos modernos x Saúde



Eu ouvi muita música na vitrola; o carro da minha mãe tinha toca-fita; fiz muitas ligações em orelhão usando ficha da Telesp; e (essa é de doer) meus textos na faculdade foram na máquina de escrever!
Ah! Lembrei outra: eu tive um Bip!!! Rsrsrsrs.
De repente - essa é a minha sensação - a tecnologia começou a andar, ou melhor, a correr num ritmo frenético, que eu (confesso) não consigo seguir muito bem.
Celular, eu tenho, mas não acessa a internet. Redes sociais, eu estou nelas, mas me sinto um E.T. no twitter. E toda vez que assisto na TV àquele programa “Olhar Digital”, surpreendo-me com alguma novidade - que nunca imaginei que poderia existir.
Minha irmã caçula faz um curso na faculdade que eu sempre esqueço o nome. Só sei que tem a ver com internet. Atualmente, ela faz estágio numa empresa que cria aplicativos para celular. E pensar que, num passado não muito distante, celular era artigo de luxo!
Li uma matéria sobre os aplicativos e descobri que existem inúmeros, para todos os gostos. Bate-papos, jogos, músicas, vídeos...tem até para lhe ajudar a comer melhor! A ferramenta avisa os horários das refeições, sugere alimentos e fornece uma tabela nutricional. Tem outro que lembra, além da hora de comer, a hora de beber água! É a tecnologia dando um empurrãozinho pra sua saúde!
Bom, como eu ainda não disponho desses aliados, sigo à moda antiga mesmo: fico de olho no relógio para não ficar muitas horas sem comer e ando com uma garrifinha de água à tiracolo. Aliás, os nutricionistas alertam: os aplicativos não fazem milagre! Não adianta nada ter esses mecanismos se não obedecê-los. Pior: seguir uma dieta que não é adequada para você.
Então, todo cuidado é pouco (como diria minha mãe). Se está em busca de uma rotina alimentar e quer fazê-la de maneira saudável, procure um médico para lhe dar instruções.
E se você, assim como eu, não tem um celular moderno, coloque-o para despertar! Programe para tocar um alarme, tipo despertador, nas horas das refeições.
Tá vendo? Só não toma jeito quem realmente não quer! São tantas facilidades hoje em dia. E nada de colocar culpa no tempo: que não tem tempo para comer direito, para fazer uma atividade física... Esta semana mesmo eu disse que o tempo está passando muito rápido, lembra?! Na verdade, a vida passa num piscar de olhos! E ela é o nosso bem mais precioso!

Um ótimo e encantador fim de semana para todos nós!
Até a próxima :)