sábado, 10 de maio de 2014

O poder da comunicação




O conhecimento transforma a vida das pessoas e, como conseqüência, promove transformações no mundo.
Diante disso, quanto mais o tempo passa para mim, mais eu percebo o poder que a comunicação tem na maneira como as ...pessoas se posicionam diante da vida, na maneira como fazem as suas escolhas para o bem ou para o mal.
A comunicação tem o poder de tocar nas pessoas de maneiras diferentes, modificando a forma como pensam e se relacionam com o mundo a sua volta, alterando até mesmo o seu humor.
Não tem como negar que, com as ferramentas disponíveis, qualquer pessoa com celular ou acesso a internet se tornou um potencial comunicador.
Estamos vivendo uma época de excesso de notícias, mas não me empolgo com isso.
Eu percebo que o critério usado na escolha da abordagem das notícias nem sempre tem levado em consideração o impacto que as mesmas causarão no leitor.
Uma foto ou uma notícia aparentemente inofensivas podem causar prejuízos financeiros, destruir reputações, famílias e levar pessoas a morte.
O comunicador precisa se responsabilizar pela informação que divulga, não apenas enquanto apura os fatos.
Uma notícia não perde a validade quando é divulgada. Pelo contrário, ela começa a partir daí, nos efeitos transformadores que impactarão na sociedade, na família e no mundo.
Eu também me preocupo com o grau de discernimento dos jovens para questionar a qualidade das informações que são divulgadas.
As escolas precisam discutir a qualidade da informação com os alunos, preparando-os para serem leitores questionadores e não acreditarem em tudo que lêem ou escutam, sem antes conferirem a fonte e apurarem os interesses por trás da notícia.
Com leitores mais preparados para questionar, nós teremos comunicadores mais preocupados com a forma e o conteúdo da informação.
A informação deve transformar a vida das pessoas para melhor e não torná-las reféns de pessoas irresponsáveis disfarçadas de comunicadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário