quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Desert View - No coração da terra dos índios americanos

AMÉRICA DO NORTE

EUA - Arizona
Grand Canyon South Rim - Desert View
 

Nós nos despedimos do Grand Canyon South Rim aos pouquinhos, entre uma curva e outra da Desert View, a estrada que passa bem ao meio das terras dos índios Pueblo, e descortina um cenário de tirar o fôlego. 

 
 
No caminho, nós conhecemos um casal chinês e demos sorte porque a mulher era uma super fotógrafa e se ofereceu para fazer algumas imagens nossas.

 
Neste caminho, paramos para conhecer o Tusayan Ruin and Museum, onde caminhamos entre as ruínas datadas do século 12 do povo Anasazi, conhecidos como índios pueblo, que desapareceram completamente antes da chegada dos europeus à América.

 
O nome anasazi é apenas o nome que os navajos contemporâneos dão ao antigo povo construtor de cidades. A palavra anasazi significa os antigos em língua navaja.

 
No local existe uma exposição de objetos que demonstram como os primeiros habitantes do Grand Canyon e seus descendentes viviam na região.


Logo em frente está o San Francisco Peaks. A entrada é gratuita e abre todos os dias, das 9h00 às 17h00.

 
Nesta estrada, também paramos para conhecer a torre de observação construída por Mary Elizabeth Jane Colter, inspirada pelas estruturas ancestrais dos Anazasi. Lá de cima, do ponto mais alto do South Rim se tem uma impressionante vista de 360 graus do canyon.


A torre é toda decorada com murais coloridos com motivos indígenas. E dentro dela funciona uma lojinha de souvenirs e artesanato feito pelos índios descendentes dos primeiros habitantes da região. 


Em frente à torre, um avião alguns anos atrás se chocou com as montanhas devido à falta de visibilidade. Existe um memorial em homenagem aos mortos.
Veja só, em pleno verão americano, estava um frio danado neste local, por causa da altitude. Não esqueça o agasalho.
 

Continuamos nosso caminho e conforme nos distanciamos dos canyons a temperatura aumenta. A estrada é linda, mas em alguns momentos parece que estamos no meio do nada e indo para lugar algum.
 

Até que começaram a aparecer algumas barraquinhas de madeira, construções bastante simples, onde os índios navajos vendem os seus artesanatos. A pedra turquesa é bastante usada nas bijuterias. O material encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue.

 
Ainda era dia quando chegamos à cidade de Page. Nós ficamos hospedados no Hotel Confort In, o quarto é enorme!
Quase em frente tem um Wallmart e aproveitei para comprar alguns hidratantes. A essa altura, o cabelo e a pele estavam muito ressecados, gritando: HELP!
Próxima post, Antelope Canyon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário