sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Exposição Leonardo da Vinci – A Natureza da Invenção

 
Quando os turistas invadem o Litoral Norte em busca das praias é o momento para quem mora no litoral subir a serra até a Capital Paulista. Sem o trânsito caótico, São Paulo se torna muito mais amigável.
Se você também pensa dessa forma, aproveite o tempo em que estiver na capital para conhecer a Exposição “Leonardo da Vinci – Natureza da Invenção”, que ficará até o dia 10 de maio, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na Avenida Paulista, das 10h às 19h40, com entrada gratuita.
Eu já tinha visto outras exposições com o trabalho desse gênio do período renascentista, mas o diferencial dessa vez é que existem várias maneiras de interagir com a obra dele. Se você tem filhos, leve-os à exposição porque eles vão se divertir.
Logo na entrada, tem um vídeo que conta a história de Leonardo, mas abrange também a situação política, social e religiosa da Europa da época. O visitante pode girar uma espécie de manivela e escolher o que quer assistir. 
Vídeo (movido a manivela) - história de Leonardo

Só para lembrar que a manivela é um dos vários objetos utilizados por Da Vinci para acionar o sistema de engrenagens. Entre eles, o seu projeto precursor do moderno macaco de automóveis, idealizado para levantar pesos e a prensa automática.
A exposição reúne um conjunto de projetos, desenhos e maquetes, produzido em 1952 para a celebração do 5º centenário de nascimento do artista. A mostra foi dividida em sete núcleos temáticos:
Introdução:

Grua Rotativa

Transformar o Movimento:  

Balestra Gigante
  
Preparar a Guerra:


Carro de guerra blindado
 
Desenhar a partir de Organismos Vivos:
 
 
Imaginar o Voo:

Parafuso aéreo

Aprimorar a Manufatura:  

Máquina de cardar com movimento alternativo
 
Catapulta de mola
Unificar o Saber



 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário