quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dieta Detox: Verdades e Mentiras


Há alguns anos, eu fui a um retiro onde fiz uma dieta de desintoxicação alimentar (DETOX), foram cinco dias me alimentado apenas com líquidos, como: chás, sucos e sopas.
O meu objetivo era regular a minha alimentação para perder alguns quilinhos e tentar me livrar do vício do café, que estava afetando o meu sono.
Além da dieta líquida, neste retiro todos eram obrigados a fazer a hidrocolonterapia, que nada mais é do que a lavagem intestinal.
Eu emagreci 2kg, perdi bastante medidas e voltei para casa com o cabelo e a pele mais bonitos.  
Lá eu encontrei uma freira que se recuperava de malária e uma senhora que, há pouco tempo, tinha se curado do câncer de mama.
No último domingo, ao assistir o programa Fantástico, da TV Globo, eu fiquei surpresa ao tomar conhecimento dos riscos da dieta detox e da hidrocolonterapia.
Alguns médicos disseram, inclusive, que ambas eram desnecessárias, pois o organismo naturalmente já possui um processo de desintoxicação.
Por isso, para esclarecer dúvidas e aprender mais sobre o assunto, eu procurei a ajuda da minha amiga nutricionista, Luciene Mara.
A dieta detox está muito popular e todo mundo só fala sobre isso, mas o que significa realmente?
Muitos produtos “detox” prometem ajudar quem precisa emagrecer ou promover ações de limpeza do organismo, mas será que são eficazes?
Para saber as respostas, leia a entrevista:



Entrevista com a nutricionista Luciene Mara


Encantes – O que significa exatamente “detox”? Muita gente compra produto com essa denominação, mas não sabe o que está levando para casa.

Luciene – Destoxificação (nome científico) consiste no processo realizado por um organismo visando a eliminação de determinadas toxinas, também conhecidas como xenobióticos. Neste processo, tais substâncias, que não são passíveis de excreção, sofrem alterações na sua estrutura química que possibilitam a sua eliminação do organismo por meio das fezes ou urina. A destoxificação ocorre em todas as células, mas principalmente nas do fígado e do intestino.

Encantes – Quando uma pessoa for comprar um produto que se diz “detox” o que deve observar para não ser enganado?

Luciene - ATENÇÃO AOS SEGUINTES COMPONENTES QUE NÃO PODEM ESTAR NO RÓTULO DE ALIMENTOS QUE CONSTITUIRÃO UMA DIETA “DETOX”: Gorduras trans, farinha branca, açúcar, cafeína, corantes, aromatizantes, preservantes, glutamato monossódico e adoçantes artificiais. Alimentos com potencial alergênico elevado, como leite, laticínios, soja e glúten, e aqueles que contêm grandes quantidades de aditivos químicos, como industrializados, enlatados e embutidos (frios, salsicha, linguiça, defumados e conservas) também são restritos na dieta, bem como carnes assadas em carvão, bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantes.
Os alimentos que devem estar presentes na dieta detoxi: produtos orgânicos, cereais integrais,  arroz integral, sucos naturais, muitas frutas, saladas variadas cruas, legumes cozidos, diferentes tipos de leguminosas, ovo, entre outros. Essa inclusão se faz necessária, pois o processo de destoxificação adequado é totalmente dependente de diversos nutrientes, que devem ser obtidos por meio de uma alimentação nutricionalmente completa. É fundamental também uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas do metabolismo orgânico ocorre em meio aquoso.

Encantes – O programa Fantástico da TV Globo mostrou que a dieta detox virou moda em todas as classes sociais, mas alguns médicos disseram que não é necessária porque o corpo sozinho elimina as toxinas, o que você pensa sobre isso?

Luciene - O nosso corpo tem capacidade de detoxi natural e fisiológica, onde os órgãos responsáveis por excelência são: o fígado e intestino. O fígado contém aproximadamente 60% das enzimas necessárias para este processo de detoxi e o intestino cerca de 20% destas enzimas. Porém o indivíduo para estar apto a uma detoxi precisa ser avaliado em seu estado clínico e nutricional.

Encantes – Uma vez eu fui a um retiro e fiquei cinco dias apenas tomando sucos e sopas, tudo líquido e nada sólido, com o objetivo de desintoxicar o organismo. Isso podia ter feito mal para a minha saúde?

Luciene - Fique tranqüila, pois se era um lugar idôneo, destinado a esse fim, eu acredito que o processo de detoxi foi monitorado e, caso houvesse alguma intercorrência, seria interrompido imediatamente.

Encantes – Quando retornei do retiro mantive a rotina de uma vez por semana substituir a alimentação por sucos. O que você pensa sobre isso?

Luciene - Manter, eis a questão, não podemos permanecer numa dieta detoxi por muito tempo, temos que lançar mão de alguns critérios, um deles é a interrupção por um tempo similar ao que fizemos detoxi, para que o organismo possa eliminar as toxinas circulantes. Sendo assim, não pode ser feito por um período prolongado. Cada indivíduo tem o seu tempo, resposta e periodicidade.

Encantes – Muita gente faz dieta detox para emagrecer e não para desintoxicar o organismo. Neste caso, funciona?

Luciene - Pode até funcionar no primeiro momento, mas depois o indivíduo retorna aos antigos hábitos alimentares, vícios, estilo de vida e se intoxica novamente. O primordial está em se equilibrar e se reeducar de verdade.

Encantes - Para qual tipo de paciente a dieta detox é indicada? Por exemplo, pode ser usada por quem está se recuperando de tratamento de quimioterapia, por exemplo?

Luciene - A dieta detoxi tem indicação individualizada, após uma detalhada avaliação nutricional, verifica-se a necessidade de tal processo detoxi. Pacientes em tratamento de câncer, doenças auto-imunes, gestantes, idosos e crianças estão contraindicados para uma detoxi. O profissional nutricionista irá determinar o tempo de duração da dieta, fazendo um acompanhamento rigoroso, e também irá supervisionar e orientar a alimentação após esse período, fazendo a reintrodução gradual dos alimentos retirados, acompanhando os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Encantes – No retiro, me disseram que, além de líquidos, para limpar o organismo é necessário fazer lavagem intestinal para limpar o organismo e evitar doenças. Lá era feita com água morna ou chá de camomila. Por quanto tempo o alimento fica preso na parede do intestino?

Luciene - A hidrocolonterapia é um método de limpeza e revitalização dos intestinos através de um sistema fechado de lavagem intestinal. Hidrocolonterapia, também chamada de hidrocólon ou hidroterapia do cólon, trata-se de uma limpeza completa do cólon por meio de uma administração suave de água morna filtrada e purificada. É uma técnica que se destaca na medicina alternativa.
TEMPO DE DIGESTÃO DO BRASILEIRO: “Um estudo realizado na Universidade de São Paulo, USP, pelo Médico José Márcio Neves Jorge, mostrou que o tempo de trânsito colônico (tempo da entrada e saída do alimento) dos brasileiros é de 37 horas. Logo, nós só vamos evacuar o alimento que comemos 1 dia e meio depois.”

Encantes – A lavagem intestinal é recomendada para limpar o organismo ou isso pode ser um fator de risco de futuras doenças, quais?

Luciene - Sempre é preciso fazer uma prévia avaliação do estado geral do paciente. Em algumas situações, deve-se evitar a realização da hidrocolonterapia. São elas: aderências pélvicas, anemia severa, aneurismas, cardiopatias graves, procedimento cirúrgico recente de intestino ou reto, colite ulcerosa, colostomia, diverticulite, doença de Crohn, dor abdominal ainda não elucidada, estados terminais, exaustão física com causa ainda desconhecida, febre a esclarecer, fissuras e fístulas anais severas, gestação após o primeiro trimestre, hemorróidas graves, hemorragia interna, hérnias abdominais ou inguinais, hipertensão não controlada, inflamações agudas, insuficiência hepática e renal, nefrites agudas, tumores de cólon e reto e perfurações intestinais.

Encantes – Após cinco dias no retiro, eu notei que a minha pele e o meu cabelo ficaram mais bonitos. Também perdi bastante medida e comecei a prestar mais atenção à alimentação. Você considera que eu corri algum tipo de risco durante esse tratamento, qual? 


Luciene - Com certeza você obteve benefícios, pois foram apenas 05 dias árduos e, como você mesma disse, tentou manter alguma coisa do que praticou durante a detoxi. Tudo com moderação e critério é benéfico ao organismo, sendo assim,  só correremos riscos se não buscarmos orientação  e monitoramento durante uma dieta detoxi!

Gostou? 
Leia também: 

Você está usando os alimentos certos na dieta para emagrecer?

Dieta Herbalife: Não me convide para o churrasco. Estou de dieta.