terça-feira, 18 de agosto de 2015

Onde ficar quando for conhecer os Canyons do sul do Brasil

Se você procura um ambiente para relaxar sem frescura para estar em sintonia com a natureza, eu tenho o palpite de que você vai adorar conhecer a Pousada Refúgio das Montanhas.  




A pousada está localizada na estrada geral, s/n, Vila Rosa, na cidade de Praia Grande-SC, no extremo sul catarinense.

A cidade abrange áreas de dois Parques Nacionais: Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, onde estão os maiores Canyons do Brasil.


A pousada foi construída pelas mãos do dono, Gladistone (ou apenas Glai, como é conhecido), que decidiu deixar o emprego seguro em outra pousada da cidade para se arriscar no mundo dos negócios.


E, depois do que eu vi por lá, acho que ele está no caminho certo.
A Pousada Refúgio das Montanhas foi construída seguindo técnicas e materiais sustentáveis, como madeira, terra, pedra e vidro.


Isso mesmo, ao levantar as paredes ele incluiu algumas garrafas de vidro, onde a luz reflete e deixa o ambiente mais iluminado.


Em cada cantinho do hotel existe algo especial, um lago, um balanço ou apenas um caminho que leva até o redário, ótimo local para descansar após o passeio até os canyons.

A rusticidade do local, neste caso, não significa falta de conforto. Pelo contrário.


Nós ficamos na choupana Malacara, com móveis fabricados pelo proprietário, que utiliza madeira de demolição e de reflorestamento para erguer paredes e criar objetos decorativos.


A choupana possuía sacada, com churrasqueira e se o nosso tempo não fosse tão curto para fazer todos os passeios, eu certamente teria ficado algumas horas ali, deitada na rede com vista para o jardim, relaxando e ouvindo o barulho das águas do Rio Malacara.


Apesar do aspecto rústico, a choupana é confortável, com ar- condicionado, ventilador de teto, banheiro com secador de cabelo, frigobar, roupeiro e chaleira elétrica.


Além disso, eu gostei de ficar nesta pousada por causa da sensação de estar em casa.



Em frente a nossa choupana tinha uma horta com frutas, legumes e hortaliças e o perfume deles me acompanhava durante o trajeto até o local do café da manhã.
O café da manhã era delicioso, simples, mas preparado na hora, com muito capricho.

Da mesma forma acontecia com o jantar, onde os pratos eram servidos de forma despretensiosa e eram devorados em poucos minutos.


Lá eu conheci uma o “Vazio”, um tipo de carne de panela que é para comer de joelhos.
Nosso dia começava e terminava na cozinha aquecida por um fogão a lenha e uma longa conversa com o dono, sua esposa Silvana e o filho Vitor.


Quando estiver por lá pede para o Glai contar sobre o dia em que foi atacado por uma cobra. Sinistro, mas para ele nem tanto.  
Antes de sairmos para os passeios nos canyons, a Silvana preparava um lanche para nós e posso dizer que eu e a minha família ficamos encantados com tanta gentileza e simpatia.

LEIA TAMBÉM - As Belezas dos Canyons do Sul do Brasil

Serviço: E-mail: pousadarefugiodasmontanhas@gmail.com
Site: www.refugiodasmontanhas.com.br
Telefone: (48) 9158-3613 ou (48) 9133-8065
Endereço: Estrada Geral Vila Rosa, s/nº

Nenhum comentário:

Postar um comentário