quinta-feira, 19 de maio de 2016

Filme: Amor por Direito (Freeheld, 2015)



Por Lenise Raplavschi


Mais uma vez a atriz Julianne Moore me surpreendeu com a sua interpretação no filme Amor por Direito, em cartaz no circuito nacional. 
Baseada em fatos reais, a história aborda a vida da policial lésbica Laurel Hester, em Nova Jersey que, após seus 23 anos dedicados à incorporação, descobre que está com câncer de pulmão em fase terminal. Mas a sua grande luta é, na verdade, uma dolorosa batalha com o estado, porque a legislação não permite direitos conjugais para casais homossexuais, como herança e pensão.


Sua companheira Stacie Andree, interpretada pela Ellen Page (na vida real uma homossexual assumida), é uma jovem determinada que encontra em Laurel o seu grande amor.
Mas o filme não retrata só a questão da doença. A primeira parte mostra como elas se conheceram, os primeiros encontros e como começou a relação entre elas. As figuras de ambas as protagonistas mostram características físicas e comportamentais opostas. 
Enquanto Stacie, que trabalha numa oficina mecânica, tem um jeito simples, sério e masculinizado, Laurel é vaidosa e mais feminina. O que poderia parecer se tratar de personagens estereotipados ou não verdadeiros, é deixado para trás pela atuação convincente e natural de ambas.
Além disso, há uma grande diferença de idade entre elas, o que confere relevo à relação e à história em si.


No desenrolar do processo, há um tenso clima com o posicionamento de seus colegas de trabalho, pois muitos deles são contra o pedido de Laurel por acharem que homossexuais não deveriam ter o mesmo direito dos “casais normais”.
Por outro lado, entra em cena o ativista da causa gay, Steven Goldstein, interpretado por Steve Carell, que traz consigo todos os estereótipos possíveis e uma atuação para lá de afetada. E é essa mistura que dá contraste à trama e deixa um pouco mais leve toda a discussão do problema.
A evolução da doença é rápida e, claro, emocionante. A maquiagem é bem-feita, tornando convincente o quadro enfermo da protagonista. Separe uma caixa de lencinhos e boa sessão! 


Gênero: Biografia, Drama, Romance
Título original: Freeheld
Ano: 2015
Pais: Estados Unidos
Duração: 1h43min
Diretor: Peter Sollett
Elenco principal: Julianne Moore, Ellen Page, Michael Shannon, Steve Carell
Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4_ht5OiotWU

Nenhum comentário:

Postar um comentário