quinta-feira, 5 de maio de 2016

Filme: A Juventude (2015)

Por Lenise Raplavschi
 

Paolo Sorrentino, o diretor italiano aclamado ao conquistar os prêmios de melhor filme estrangeiro no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, por A Grande Beleza, mais uma vez retrata a passagem do tempo, agora em sua última película, intitulada A Juventude.
Pelo cartaz do filme logo sabemos de que ponto de vista essa juventude é retratada. Filmado num SPA nos Alpes Suíços, o longa conta com atuações de grandes atores. Michael Caine interpreta Fred, um famoso compositor e maestro, aposentado. Rachel Weisz, interpreta Leda, filha de Fred e que está passando por uma crise após o fim do seu casamento. Harvey Keitel, no papel de Mick, um cineasta que está escrevendo seu último filme juntamente com jovens escritores.
 

O enredo principal é entremeado pela aparição de outros personagens, que contrastam com os protagonistas e deixam o filme ainda mais interessante. Um jogador de futebol argentino aposentado e decadente (qualquer similaridade, inclusive física, com Maradona não é mera coincidência), uma ex-miss universo, um ator que se prepara para um novo papel no cinema, entre outros.
Entre conversas com a filha sobre questões banais do cotidiano, Fred recebe - e recusa - um convite da Rainha Elizabeth II, para reger uma orquestra na cerimônia do aniversário do Príncipe Edward. Para ele, a sua maior composição só pode ser interpretada por sua esposa, que encontra-se com Alzheimer e internada numa clínica. Por outro lado, o amigo Mick enfrenta total dificuldade em finalizar o filme, e sonha em ter sua eterna preferida atriz Brenda, interpretada por Jane Fonda, no papel principal.


Os dois protagonistas, Fred e Mick, revivem o passado e conversam sobre as questões que os atormentam no presente. Relembram suas conquistas da juventude e discutem as (im)possibilidades do futuro. A trilha sonora é belíssima e a fotografia idem.

 
O filme conquistou 13 prêmios e teve 37 indicações, incluindo Melhor Canção Original para o Oscar 2016.

Gênero: Drama
Título original: La Giovinezza
Ano: 2015
Pais: Itália, França, Suíça, Reino Unido
Duração: 2h 04m
Diretor: Paolo Sorrentino
Elenco principal: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz, Paul Dano, Jane Fonda
Confirma o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-T7CM4di_0c

Nenhum comentário:

Postar um comentário