segunda-feira, 2 de maio de 2016

Para fazer um caminho...

 Por Sonia Lopes


Em 2014, resolvi que faria o Caminho de Santiago. Não consigo de maneira alguma me lembrar de onde saiu essa ideia.
Não sou religiosa... não curto Paulo Coelho... e nem conhecia a Espanha. Só sei que iniciei um treinamento pesado para fortalecimento muscular e condicionamento físico. Academia. Um porre. Odeio, mas, fiz.
Camelei meses ao lado das ciclovias de São Sebastião e Ilhabela. Fiz várias trilhas pesadas da região (peguei gosto!). Sabia que seria uma experiência única, do tipo que a maioria dos amigos e familiares chama de loucura.


E um ano depois, em junho de 2015, lá fui eu para uma cidadezinha no sul da França chamada Saint Jean Pie de Port. Foram 775 km pelo Caminho Francês até Santiago de Compostela e depois mais uns tantos até Finisterre.   


Morros, montanhas, campos, desertos, (eles chamam de mesetas) vales, trilhas, autopistas, hortas, plantações... chuva, frio e calor de matar. Dormindo em albergues, a pé e carregando minha mochila. Levei 40 dias. 40 maravilhosos dias.


Centenas de quilômetros depois, com dezenas de novos amigos de infância, algumas bolhas e certamente muito mais minha amiga, cheguei ao final da peregrinação sabendo que nada seria como antes. E que teria muitas saudades do Caminho de Santiago. Eu estava certa. 


Sendo assim... Vou de novo! A partir do dia 5 de maio estarei na rota chamada Via de La Plata. Sai de Sevilha e se funde com o Caminho Frances nos arredores de León, totalizando 1.000 km redondinhos até Santiago. Esta rota além de mais longa, é menos frequentada por conta da dureza das etapas. Algumas chegam a quase 40 km por dia...

Nota da Amiga Blogueira - Sônia, eu estou muito feliz em poder acompanhar a sua caminhada. Eu ouvi falar um dia que tudo começa com um primeiro passo. Você, minha amiga, não apenas deu o primeiro passo, mas continuou a caminhada e se reinventou como profissional e ser humano. 
Você caminhou muitos quilômetros, mas acredito que o melhor foi o caminho que você fez para dentro de si mesma. Isso faz com que um dia eu também queira percorrer o mesmo caminho. Por enquanto, vou ficar por aqui, acompanhando os seus passos, vibrando e sofrendo com as suas aventuras e desventuras. Boa chance e só vai. beijos. Daniela. 

LEIA TAMBÉM: 


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário