sexta-feira, 27 de maio de 2016

TEDxSão Sebastião – Boas ideias devem ser livres e compartilhadas



Há alguns dias, em uma noite fria de outono, empresários, ambientalistas, esportistas, comunicadores, enfim... pessoas com pensamentos e estilos de vida completamente diferentes se reuniram em um casarão antigo na Rua da Praia, um espaço de co-working (trabalho colaborativo) chamado Tempo, para discutirem a realização do TEDxSão Sebastião.

O TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) é uma conferência dedicada a espalhar ideias, cujo clima intimista é diferente de tudo que existe no mundo.
Até 2001, a conferência era totalmente fechada e reunia apenas membros de três indústrias americanas
Em 2005, Chris Anderson, curador, apresentador e principal executivo do TED, criou um segundo TED, o TED Global, que desde então tem acontecido no verão, todos os anos, no Reino Unido.
A partir de 2006, ele criou o ted.com, um site que oferece o acesso gratuito as palestras, que já foram vistas mais de 1 bilhão de vezes. Em 2009, o TED passou a permitir que qualquer pessoa traduza qualquer palestra para qualquer língua e, em quatro anos, 11 mil tradutores voluntários fizeram 37 mil traduções para 97 línguas.

Uau! Veja como uma boa IDEIA influenciou milhares de pessoas a também praticarem o bem.

No mesmo ano, criou-se o TEDx, uma espécie de TED que pode acontecer em qualquer lugar do mundo, organizado por qualquer pessoa. De lá para cá, o evento já aconteceu em diversos locais do mundo, incluindo o Iraque, o Irã, o Iêmen, a Antártida, o Afeganistão, favelas, presídios, a muralha da China e um palco flutuando no Rio Negro, na Floresta Amazônica.
No TED todo mundo anda com um crachá, informando o nome, o cargo e o lugar onde trabalha, com o objetivo de incentivar à interação entre as pessoas.
Mas o que faz com que participar da conferência valha a pena são as palestras. Ou, na linguagem do TED, as talks ("falas"), que não duram mais do que 18 minutos e são inspiradoras e emocionantes.
No YouTube você poderá assistir a várias palestras do TED. A última que eu assisti foi do mestre em Pscicologia Clínica, Antonio Veiga, um senhor de cabelos brancos, que participou do TEDx São Paulo e me deixou muito emocionada ao falar sobre amor. “Somos infelizes porque nos ensinaram a amar errado”, lembro-me de ouvi-lo dizer.

Se você quiser assistir, clique no Link: https://www.youtube.com/watch?v=zDVCH39D8Ns

Já houve um tempo em que para ter as suas ideias respeitadas era preciso que uma pessoa fosse letrada, branca e do sexo masculino. Ainda bem que isso ficou no passado. Com a internet, as boas ideias estão livres e ao alcance de todos. Hoje já não importa quem você é. O que importa são as suas ideias.


O TEDxSão Sebastião foi recebido por todos com grande entusiasmo e para falar sobre essa conferência, eu convidei o grupo de pessoas que está organizando o evento para uma entrevista no Blog Encantes.
O meu contato com eles foi através do Gabriel Melchert, 27 anos, gestor ambiental que adora surfar, pedalar, viajar e ultimamente, tem se interessado pela arte de viver em cidades pequenas.

Encantes – Explique para quem nunca ouviu falar o que é o TEDx?

TEDxSão Sebastião: O TED é uma organização internacional que tem a missão de espalhar ideias inovadoras, inspiradoras e transformadoras. Eles fazem isso através de ciclos de palestras com pessoas cheias de histórias e experiências, que em menos de 18 minutos cativam o público e passam suas mensagens. O x na sigla TEDx significa que o evento está sendo organizado de forma independente, ou seja, por pessoas que não fazem parte da organização global TED.

Blog Encantes – Como foi que você tomaou conhecimento dessa conferência e porque decidiu participar da organização de uma delas?

TEDxSão Sebastião - Sempre assisti as palestras do TED no próprio site da organização, o TED.com. Desde então, ficou evidente pra mim o poder transformador da iniciativa. Estas palestras podem mudar o mundo e eu sempre acreditei nisso.

Blog Encantes  – Porque realizar esse evento em São Sebastião? Existe alguma razão por ter escolhido essa cidade como sede?

TEDxSão Sebastião - São Sebastião precisa de oxigênio. A ideia sempre foi organizar o evento em São Sebastião e queremos este contato do sebastianense com algo inovador e na vanguarda do conhecimento. Além disso, o grupo que formamos para a organização do evento é composto de moradores da cidade. Temos um carinho especial por esse canto aqui.

Blog Encantes  - Quem está organizando esse evento?

TEDxSão Sebastião - Somos um grupo grande. Tatiana, Eu, Eduardo Melchert, Isabel Galvanese, Ellen Rocha, Sérgio Goulart e Benardete Lourdes.

Blog Encantes  - Até o momento, qual tem sido o maior desafio desse grupo na realização do evento?

TEDxSão Sebastião - Sem dúvida, arrumar patrocinadores para o evento. Mesmo sendo uma iniciativa voluntária, o TEDxSãoSebastião será um evento grande e já estamos procurando parceiros para apoiar o nosso trabalho.

Blog Encantes  – Já existe uma previsão de data para realização do TEDx em São Sebastião?

TEDxSão Sebastião - Dia 3 de Setembro. Ainda não decidimos sobre o horário, mas deve acontecer entre 1pm e 8pm.

Blog Encantes – Já foi decidido quem serão os palestrantes? Essa escolha foi baseada em algum critério?

TEDxSão Sebastião - Já decidimos, mas ainda não vamos revelar para manter a surpresa. Em breve, vamos soltando um a um através da nossa comunicação. Como critério, pensamos em um mix entre sebastianenses e pessoas de outros cantos do Brasil. Queremos mostrar o potencial da cidade com sebastianenses que fizeram, fazem ou vão fazer a diferença, mas também nomes importantes de outras cidades para que tragam outras perspectivas para o dia do evento.

Blog Encantes – Qual é a diferença das palestras realizadas no TEDx das outras?

TEDxSão Sebastião - O formato é a chave. Ao invés de conferências chatas de uma hora, os palestrantes do TED precisam passar suas mensagens em menos de 18 minutos. O tempo curto faz com que as palestras sejam dinâmicas e super interessantes. É impossível ficar entediado durante uma palestra do TED.

Blog Encantes  – Esse evento é voltado para um público alvo ou qualquer pessoa poderá participar? A entrada é paga ou gratuita?

TEDxSão Sebastião - A entrada é paga, no entanto, não queremos que isso seja um empecilho. Temos alguns programas para quem quiser se envolver mais, e é claro, participar do evento sem precisar pagar. Um para voluntários e outro chamado Embaixadores TEDxSão Sebastião. Vamos divulgar mais informações sobre estas opções em breve.

Blog Encantes – Deixe uma mensagem para os leitores do Blog Encantes sobre o que eles devem esperar do TEDxSão Sebastião.

TEDxSão Sebastião - Não deixe de acompanhar essa trajetória. O TEDxSãoSebastião será o primeiro do Litoral Norte e estamos muito entusiasmados com a oportunidade. Estamos trabalhando duro para que o grande dia seja impecável e nos disponibilizamos para tirar qualquer dúvida sobre o evento, a organização e como se envolver. Nos vemos em breve.

Obrigada a toda equipe organizadora do TEDxSão Sebastião pela entrevista. Com certeza, eu vou acompanhar todo o desenvolvimento desta ideia até a sua realização e convido os leitores do Blog Encantes a fazerem o mesmo.

"Boas ideias devem ser livres.Vamos Discutir e amplificar a ideia do TEDxSão Sebastião!"