quinta-feira, 2 de junho de 2016

Filme: A Datilógrafa (Populaire, 2013)



Por Lenise Raplavschi


Em meio a tanta notícia ruim que anda circulando pelas redes sociais, decidi sugerir uma comédia romântica francesa que é divertidíssima, A Datilógrafa. O filme se passa na França entre 1958 e 1959, conhecidos como os Anos Dourados, numa atmosfera de nostalgia e romantismo.

Aos 21 anos de idade, Rose Pamphyle, interpretada por Déborah François, mora e trabalha com seu pai numa mercearia e está prestes a se casar com o pacato filho de um garagista. Como todas as mulheres da época, seu futuro já está certo: virar uma dona de casa, cozinhar, lavar, passar e cuidar dos filhos, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade, chamada por ela de Santo Buraco, e vai para uma cidade maior, Lisieux, é uma pequena cidade do norte da França região da Baixa-Normandia, tentar o emprego mais ousado da época: o de secretária!


Entretanto, durante uma entrevista de emprego num escritório de seguros com o chefe Louis (Romain Duris), ela se mostra completamente atrapalhada e despreparada para assumir a função. Mas, por outro lado, mostra-se eficientíssima na arte de datilografar, deixando Louis fascinado com a sua performance frente à máquina. E lhe faz uma proposta para lá de audaciosa: que a contrataria desde que ela o deixasse treiná-la para o campeonato da datilógrafa mais rápida da França e que, logicamente, ganhasse. Rose aceita, pois a realização de seu grande sonho em ser secretária está acima de tudo.


Louis leva Rosa para morar em sua casa para controlar melhor o seu tempo exclusivo de datilografia, fazendo-a datilografar obras literárias inteiras. Porém, a química existente entre os dois torna a relação mais interessante, embora Louis não aceite que tem uma “quedinha” por Rose.
O filme tem como pano de fundo a mudança do comportamento feminino pós Segunda Guerra Mundial, mas não debate isso diretamente ou de forma reflexiva. Os personagens e a reconstrução dos anos 1950 são excelentes: os penteados, o comportamento das pessoas, as peças do figurino, os carros e a mobília dos interiores. Enfim, um bom filme para um final de semana chuvoso!




Gênero: Comédia, Romance, Esporte
Título original: Populaire
Ano: 2012
Pais: França
Duração: 1h51min
Diretor: Régis Roinsard
Elenco: Elenco: Romain Duris, Déborah François, Bérénice Bejo, Shaun Benson, Mélanie Bernier, Miou-Miou, Eddy Mitchell, Nicolas Bedos, Frédéric Pierrot, Marius Colucci.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=F_r24RtZZXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário