quinta-feira, 16 de junho de 2016

Filme: O Refúgio (2015)




Por Lenise Raplavschi 
Fico sempre ansiosa para assistir aos filmes do Festival de Cannes... ainda mais aqueles que são premiados. Ou ainda mais os nem sempre escolhidos, mas polêmicos!
É o caso do "O Refúgio", vencedor da Palma de Ouro no 68º Festival de Cannes (2015), que gira em torno de um homem, uma mulher e uma menina que vivem no Sri Lanka, um país destroçado por uma sangrenta guerra civil.


Os três agarram a oportunidade de fugir desse cenário, fingindo ser uma família comum. E assim vão em destino à França, mesmo mal se conhecendo e sem praticamente saber falar francês.
A história aborda bem o problema atual que a Europa vem passando com relação às imigrações. A insegurança, o medo e a perseguição que vários destes imigrantes sofrem nos países que os acolhem.


Se o drama dos refugiados é muitas vezes mostrado de uma forma distante em noticiários, o filme, ao explorar o cotidiano dos protagonistas, em casa, no trabalho e, no caso da menina, na escola, nos envolve também em seu drama particular, tornando mais palpável o sofrimento daqueles que foram apartados de seu país e de sua cultura. 


Eles vão morar no subúrbio de Paris, trabalhando num condomínio tomado por traficantes e ex-presidiários, onde se instala uma verdadeira guerra urbana entre diversas gangues. Por ironia, passam pelas mesmas situações de medo, submissão e humilhação de onde fugiram.





Confira o trailer em: https://www.youtube.com/watch?v=3Xy9WEqLneA

Gênero: Crime/Drama
Título original: Dheepan
Ano: 2015
Pais: França
Duração: 1h55
Diretor: Jacques Audiard
Elenco principal: Antonythasan Jesuthasan, Kalieaswari Srinivasan, Claudine Vinasithamby

Nenhum comentário:

Postar um comentário