terça-feira, 28 de junho de 2016

Você sabia que hoje é Dia Internacional do Ceviche e isso me faz lembrar...




O ceviche foi declarado no ano 2004 como Patrimônio Cultural da Nação Peruana, mas atualmente ele tem um papel especial na gastronomia de principais capitais do mundo, uma delas é o Panamá.
Quando estive no Panamá, em agosto de 2014, comi um dos pratos de ceviche mais deliciosos da minha vida, tão bom que ficou na minha memória. 


Nós provamos esse prato no Mercado de Peixe, um lugar muito simples, com aparência não muito confiável, diga-se.
É um mercado local, onde os moradores compram mariscos e peixes.
Em frente do mercado, ficam as barraquinhas de comida. Nosso guia escolheu onde almoçaríamos e ficamos aliviados por ele conhecer o lugar já que o visual não pareceu muito limpo.


No entanto, limpo ou não, o ceviche estava uma delícia, assim como o prato de pescado (corvina) com arroz de coco. Super bem servido, um prato facilmente daria para dois. Quando estiver por lá, experimente também o pescado com patacon (banana verde frita).
Durante o almoço, o nosso guia explicou um pouco sobre a situação do Panamá que, segundo ele, oferecia boas oportunidades de negócios e estava em pleno desenvolvimento.
Ele é filho de pai americano, mas disse que não sente vontade de ir morar nos EUA.


- Somos todos americanos, se moramos na América Central, Sul ou Norte é um detalhe.
Eu concordei com ele, ciente de que o detalhe na prática representa um enorme abismo cultural, social e econômico.
Uma boa comida é capaz de despertar ótimas lembranças como desse almoço em pelo mercadão do Panamá. Viva!
Para Ler sobre a viagem que eu fiz ao Panamá, clique aqui: http://encantes.blogspot.com.br/2014/09/panama-alem-do-canal-uma-cidade-de.html#more