sexta-feira, 1 de julho de 2016

Filme: Marguerite (2015)



Por Lenise Raplavschi 

Marguerite Dumont, interpretada pela atriz Catherine Frot (vencedora do prêmio de melhor atriz do César Awards, o Oscar Francês), é uma baronesa milionária e o seu maior desejo é ser cantora lírica.
O filme se passa em Paris, na década de 1920. E Marguerite reúne a nata da sociedade parisiense em sua casa para pequenos recitais, em prol dos órfãos da guerra.



Seu marido Georges Dumont (André Marcon) a incentiva e, ao mesmo tempo, foge dos recitais! Mas, juntamente com seu fiel mordomo Madelbos (Denis Mpunga), impulsiona os aplausos após as apresentações e o envio de flores no dia seguinte, numa bem arquitetada farsa aceita por todos, ou quase todos. Marguerite fica realizada!
Entretanto, ter dinheiro não é tudo e ela é o perfeito desastre quando abre a boca para cantar. E para a sua sorte, ou azar, é apresentada a um jornalista, Lucien Beaumont (Sylvain Dieuaide), que entra como penetra em um de seus recitais. E ele a ajuda a organizar uma grande apresentação num teatro de Paris.


Através de uma situação extrema e até caricata – mas que pode de fato pode acontecer –, o filme trata trabalha a questão de se a verdade deve ser dita em qualquer circunstância. Até que ponto devemos falar a verdade, mesmo magoando aquele que amamos, a bem do bom senso e evitando o ridículo?
A história se baseia em alguns fatos reais da vida da norte-americana Florence Foster-Jenkins, filha de um banqueiro e herdeira do patrimônio do pai. Ela tornou-se conhecida na Nova York dos anos 40 do século passado pelas apresentações de canto nas quais não conseguia acertar uma única nota, considerada cinicamente "a diva do grito" pelo público.


Em breve chegará às telas outro filme, uma biografia da cantora, intitulado “Florence: Quem é Esta Mulher?” (Florence Foster-Jenkins, 2016), estrelado por Meryl Streep. Marília Pêra já a interpretou nos palcos, no espetáculo “Gloriosa” (2009), com direção de Charles Möeller e Cláudio Botelho. Confira o trailer em: https://www.youtube.com/watch?v=fTYikeCrlPc

Gênero: Drama
Título original: Marguerite
Ano: 2015
Pais: França
Duração: 129min
Diretor: Xavier Giannoli
Elenco principal: Catherine Frot, André Marcon, Michel Fau



Nenhum comentário:

Postar um comentário