quarta-feira, 6 de julho de 2016

La Petite Bistrô – Oferece tardes mais doces em São Sebastião



Desde o início do ano, em frente à pracinha localizada no coração do centro histórico de São Sebastião, foi aberto um espaço muito charmoso chamado La Petite Doceria & Bistrô, da chef Gabriela Genúncio da Cunha Menezes Costa, conhecida carinhosamente por Bibi, de apenas 21 anos.


Com uma decoração acolhedora, que destaca as históricas paredes feitas com pedra, desde a sua abertura, o Bistrô tem atraído e surpreendido os visitantes pela qualidade e o sabor das suas receitas.


Eu adoro frequentar o lugar com as minhas amigas pra tomar um café, cometer o pecado da gula e jogar conversa fora.
O meu doce preferido, por enquanto, é a torta perdição. Digo por enquanto porque ainda não provei todos os doces, rsrs. 



Assim como eu, quem conhece o La Petite volta sempre em busca de novidades.
Com a boa aceitação do público, além dos doces e salgados, o Bistrô passou a oferecer almoços, apenas duas opções de pratos, feitos em pequenas quantidades.
Outra inovação foram os pães artesanais feitos pela Bibi, que dão um toque da casa aos deliciosos sanduíches.  

 

Como diz o próprio nome do Bistrô, La Petite – que em francês significa A Pequena - a ideia da chef não é produzir doces e salgados em grandes quantidades.

“A nossa proposta é oferecer comida com alma, que façam valer o momento. Atingir o equilíbrio entre o tamanho, sabor e a vontade, e permitir que todos possam se aventurar a experimentar”, explica Bibi.

Leia a entrevista e saiba mais sobre esse jovem chef que, além de arrasar na cozinha e ter espírito empreendedor está dando o que falar em São Sebastião. 

 Blog Encantes - Como começou o envolvimento com a gastronomia?
Bibi - Em 2012, eu comecei a fazer cupcakes porque achei que seria mais prático de vender por ser um bolinho pequeno e fácil de embalar. Junto com uma amiga passamos a vendê-los na escola e deu muito certo. Eu estava com 16 anos, no 2º ano do Ensino Médio, quando decidi criar a marca: Cupcake do Amor.  

Blog Encantes – Você sempre teve vontade de abrir um Bistrô?
Bibi - Quando a marca Cupcake do Amor completou 01 ano, nós decidimos fazer uma festa de cupcacke para comemorar em um restaurante da cidade, chamado Alecrim. Desde então, eu fiquei com vontade de ter o meu próprio negócio. O meu pai me apoiava, mas antes eu achei melhor fazer um curso porque não me sentia segura o suficiente e fui fazer um curso na IGA -  Escola de gastronomia e culinária, em São José dos Campos.
Lá eu fazia os cupcakes para vender em uma lojinha. Todo o tempo tentando retomar as vendas. Enquanto isso, também procurava um lugarzinho pra fazer um ateliê de doces, eu queria algo rústico, aconchegante, pequeno e um dia passei na frente deste prédio e tudo se encaixou.

Blog Encantes - Quem te ensinou a cozinhar?
Bibi - A minha vó e minha mãe cozinham muito bem e eu sempre fui interessada. Para aprender a fazer os cupcakes, eu comprava revistas e fazia várias tentativas. No início, nem o meu beijinho dava ponto e ficava meio aguado, mas foi assim que eu fui aprendendo.

Blog Encantes - Você sempre teve esse espírito empreendedor?
Bibi - Desde criança eu gostava de fazer coisas para ganhar dinheiro. Antes dos cupcakes, eu tive uma lojinha no Orkut de camisetas.

Blog Encantes – Como está sendo a experiência de ser proprietário de um Bistrô?
Bibi - Intensa. A princípio era pra ser apenas um ateliê de doces, mas a gente foi adaptando para atender os pedidos dos clientes e passou a vender café e almoços. O resultado está além do esperado. Eu pensava que teria mais tempo para criar os doces, não planejava ter cardápio ou receitas fixas, mas algumas se tornaram queridinhas dos clientes, como a torta perdição e o bolo cremoso, e não tem como deixar de oferecê-las.

Blog Encantes – Deixe um recadinho para pessoas que estão pensando em abrir um comércio, mas estão com receio por causa do período difícil que atravessa o nosso país.
Bibi - Eu acho que ainda sou muito imatura e os meus pais são loucos, kkkkk. Está dando certo, mas lidar com a burocracia, fornecedor e compras é muita coisa e às vezes ainda parece que vou pirar, mas estou feliz e não poderia querer outra coisa da minha vida.

Para adoçar ainda mais o nosso dia, a chef Bibi nos presenteou com uma receita que, segundo ela, remete a infância de muita gente, é uma delícia e faz o maior sucesso.
Aliás, foi à primeira receita que ela aprendeu e que me introduziu na cozinha, o que torna tudo mais especial.
Anote aí:

Receita: Biscoitinhos Amanteigados
300 g de farinha de trigo
200 g de manteiga
100 g de açúcar
Só misturar todos os ingredientes fazendo uma farofa com as pontas dos dedos e depois unindo até ficar uma massa homogênea.

Fazer as bolinhas de massa no tamanho desejado para o biscoito e dispor em uma assadeira anti-aderente ou untada com manteiga e farinha de trigo. Por fim, é só apertar as bolinhas com um garfo para dar um charme (é como as avós costumavam fazer) e colocar para assar em forno pré-aquecido a 180°C/200°C, por aproximadamente 15 min.
É uma delícia de comer quentinho assim que sai do forno com um chá ou um cafezinho da tarde!

Serviço:
La Petite Doceria & Bistrô
Local: Pça. Prof. Antônio Argino, 110, Centro História - São Sebastião (São Paulo)
Horários: Seg-Sex: 12:00 às 20:00 | Sáb: 16:00 às 20:00