quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Mais por menos: como conhecer outros países com economia

Por Andressa Rodrigues


Já imaginou viajar para diferentes cidades - do Brasil e do mundo - sem gastar um tostão com hospedagem? Dias atrás assisti a uma reportagem na TV sobre um sistema que muitos turistas vêm adotando para economizar com hotel. A ideia, na verdade, não é nova em alguns países, mas por aqui começou a ganhar diversos adeptos nos últimos tempos... de crise.
É o “intercâmbio de casas” ou “troca de casas”, que funciona assim: você cadastra seu imóvel em um site relacionado; depois pesquisa lugares que gostaria de visitar e escolhe uma casa para ficar; em seguida, negocia a troca da sua casa pelo local que escolheu, combinando datas para hospedagem, entre outros detalhes; e, por fim, é só fazer as malas!
No filme “O amor não tira férias”, de 2006, duas personagens fazem isso. Iris (interpretada por Kate Winslet) troca sua casa em Londres pelo apartamento de Amanda (interpretada por Cameron Diaz) que fica em Los Angeles. O longa retrata bem como o sistema funciona, além de ser uma divertida história de amor.
Na reportagem que vi na TV, uma empresária do Rio de Janeiro conta que só viaja assim. Ela já emprestou sua casa para pessoas de diversas partes do mundo e, com isso, se hospedou com a família na casa dessas pessoas de graça. A entrevistada explica que a troca só funciona porque existe confiança mútua, além de ser um exercício de desapego. Afinal, você deixa seu “lar doce lar” aos cuidados de estranhos. Você teria coragem?
Achei a ideia bastante atraente e encontrei na internet diferentes sites que fazem esse tipo de intercâmbio, como trocacasa.com, homeforhome, guesttoguest, etc. Quem sabe nas próximas férias com meu marido...
Se você também se interessou, recomendo assistir à matéria exibida no programa Mais Você. O link é globoplay.globo.com/v/5457541/
E se ainda não viu, assista ao filme “O amor não tira férias”... tenho certeza que vai adorar!
Ah! Caso já tenha experimentado esse sistema de viagem, conte pra gente! E se fechar uma troca, compartilhe também!

Romance de 2006 conta a história de duas jovens que fazem intercâmbio de casas