quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Santorini: Grécia e sua imponente beleza

Por Valeria Souza Ramos

Conhecendo Santorini, a ilha de história, arte, gastronomia, simpatia e lindas paisagens.

Saímos de Rhodes, eu e minha amiga de viagem, e rumamos para Santorini, navegando pelo mar Egeu a bordo do navio Blue Star 2. Você pode encontrar oficinas para comprar os tickets de barcos ou navios em qualquer porto das ilhas gregas. Na companhia Blue Star Ferries, a passagem na classe econômica, em uma viagem de 8h, custa 40€, mas ainda a Air Seats Lounge e a classe Executiva. Além da Blue Star ferries que foi nossa preferida, você encontra a Hellenic Sea Ways e a Sea Jets.



Pagamos 39 euros por uma viagem de 8 horas. O mais caro foram os custos de comidas e bebidas, se você não quer gastar muito, leve um lanchinho para a viagem. Deixamos por lá o dobro do que pagamos na passagem, só com um prato e uma taça de vinho espumante. Mas como não é sempre que atravessamos o mar Egeu, concordamos que merecíamos aquele brinde.
Como moro na Arábia Saudita e faço muito turismo pela Ásia, senti uma grande diferença entre preços de alimentação e hospedagens. Falam tanto da crise dos gregos, mas parece que eles querem compensar as diferenças com os turistas.
Os preços em hotéis e restaurantes me assustaram um pouco. Uma dica para fazer uma viagem econômica para Santorini é escolher bem o mês. A alta temporada é entre junho e setembro, portanto no meses de maio e outubro você pode encontrar muitas promoções de hotéis, passagens aéreas e ainda vai curtir um clima gostoso.

Parada na ilha de Kos, cidade de Hipócrates, o pai da medicina
Fiquei impressionada com a quantidade de turistas japoneses que entraram no barco. Há japoneses por todos os lados na Grécia.

O pôr do sol é espetacular e nos encantou!

Acordávamos no Afrodete Hotel com muita disposição todos os dias, depois de abrir a janela e encontrar flores, céu azul e este marzão. Este hotel não era de muito luxo, mas tinha o necessário para nosso objetivo do momento, economizar em algo e curtir mais os passeios e as comidas.
Em Santorini você pode encontrar oportunidades para todos os bolsos, mas claro que prevalecem os hotéis 5 estrelas, situados em Oia, de frente para o vulcão. Neste lugar você se encanta com um pôr do sol maravilhoso, por isso é almejado por muitos turistas, mas é onde se deixa cinco vezes mais o valor que pagamos pelo singelo, mas aconchegante, Afrodete (70 euros para duas pessoas por noite).
Aqui deixo a dica do blog de uma amiga, Uma brasileira na Grécia, sobre lugares onde se hospedar por bom preço em Santorini. Este blog me deu uma boa ajuda no planejamento de nossa viagem.
Alguns hotéis econômicos: Golden StarPetrosSummertimeSan Giorgio Villa e Horizon Resort.


Ficamos quatro dias na ilha e como estávamos na semana do meu aniversário, escolhi celebrar numa vinícola grega bem recomendada. Convidei minha companheira de viagem para uma degustação de vinhos com alguns aperitivos gregos. Partimos de táxi para a Santo Wines, um lugar encantador em Pyrgos, com um restaurante com vista para o mar, a vinícola e uma loja. Você pode reservar pela internet para obter um bom lugar a fim de garantir um esplêndido pôr do sol. Neste dia, tivemos sorte de presenciar um casamento grego, magnífico, iluminado pelo majestoso astro rei.



Como íamos degustar vinhos, decidimos neste dia usar o táxi como transporte, mas nos outros alugamos um quadriciclo. Você encontra em muitos lugares para alugar, entre 25 e 40 euros a diária, mas em Fira tem rodoviária com passagens a 2,50 euros para qualquer lugar da ilha.



Depois da degustação de vinhos que programamos para o horário do pôr do sol, seguimos para a degustação do que mais adoro, frutos do mar na Taverna Perigiali, em Kamari Beach, uma praia super charmosa, com uma rua em frente ao mar cheia de tabernas com animação e boa comida. Uma ótima pedida para uma balada local.
Para lavar o corpo e a alma no dia seguinte aos vinhos, fomos navegar em um catamarã da Santorini Sailing. O Dream Catcher nos banhou de prazeres entre a ilha vulcânica de Santorini, nos apresentando uma costa de águas cristalinas e montanhas rochosas com seus rabiscos de casinhas brancas e azuis, típicas da Grécia. Além de nos refrescar com um soft drink, deliciosos vinhos gregos e farta comida mediterrânea, preparada com carinho pelo atencioso chef a bordo. O programa de 5 horas nos custou 98 euros, mas tem opção para todos os bolsos. Para quem gosta de mar como nós, firmes caiçaras, foi a melhor pedida em Santorini.

O mestre Werter iria se orgulhar de ver sua filha navegando no mar Egeu

Levando o patriotismo sempre conosco

Desbravamos as montanhas da ilha de quadriciclo e também em trilhas. Em cada montanha encontramos uma igreja ornamentando o cenário. A cada quilometro dávamos um suspiro de satisfação por estar ali, cheias de energia e muito bem acompanhadas, comemorando meus 49 anos. É um paraíso para voltar com meu maridão.




A energia só podia ser boa: por todo lado se encontra a casa de Deus
E não podia faltar as delicias da boa e saudável mesa grega, nosso café da manha de cada dia em Oia, de frente para a caldeira

Também indico passeios à praia de Perissa e às charmosas vilas de Imerovigli e Firostefani, onde ficamos hospedadas.
Uma grande recordação da bela Grécia pode ser clicada pelas mãos de uma boa fotógrafa, por exemplo na bela Vila de Oia ou no fundo do mar com um ensaio fotográfico. Fiquei fascinada pelas fotos subaquáticas, pena que só descobrimos no último dia que estávamos na ilha, Bianca Ramos pode te dar um bom suporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário