sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Uma visita a Casa Galeria de Carlo Cury


Uma prosa, um café e um espanto. Foi mais ou menos o que aconteceu quando estivemos na casa do artista plástico, Carlo Cury, para conversarmos sobre a nossa parceria para a Loja Encantes.
Carlo é uma das pessoas mais generosas que eu conheço e muitas decisões que eu e a Renata tomamos sobre a loja tem um conselho dele por trás.


A escolha da transportadora, embalagens, a quantidade de peças adquiridas e dicas sobre como negociar os preços com os artesãos de uma forma que fosse justa para todos, enfim...
Cada detalhe tem um conselho e uma observação dele.


Foram horas e mais horas de muitas conversas, sempre prazerosas, quando saíamos da casa dele estávamos sempre mais felizes do quando havíamos chegado.
Carlo é um estudioso da cultura indígena e já viajou por diversos países para conhecer a arte de diversas etnias. Essa paixão é facilmente percebida por quem visita a sua casa.


Eu lembro quando entrei na casa dele pela primeira vez e cheguei a ficar até emocionada de ver tanta coisa bonita.
Cada cantinho é decorado de forma muito especial. Atrás da mesa da sala, por exemplo, estão dois quadros que combinam e até parece terem sido pintados pela mesma pessoa, mas não.


Quando questionei, ele me explicou que um dos quadros era uma lembrança de um grande amigo, que faleceu muito jovem. Um cara do bem, que gostova de ajudar as pessoas e a energia dele está lá.
A manta peruana sobre a cama dele? Ué, já que eu estava lá quis conhecer a casa toda, né?
Pois bem, ele me contou que a manta foi feita para agasalhar um bebê e os vários símbolos representam os desejos dos pais na vida da criança.



Os artefatos indígenas estão por todo canto, mas nada ao acaso. Cada um deles está ali porque despertou um encantamento, proporcionou um encontro inesquecível ou uma emoção.
Eu lembro que estávamos em dúvida sobre o slogan da loja. Nós três sentados na sala, quando ele pegou um daqueles livros enormes, com várias páginas, que falava sobre a cultura indígena e pediu que folheássemos...
De repente, eu li uma frase que me inspirou e daí surgiu: Loja Encantes – Onde ideias ganham vida e expressão!



Esse é o artista Carlo Cury, uma pessoa de sentimentos nobres que inspira todos que estão ao seu redor.
Nos dias em que visitamos a casa dele nós dividimos muitas coisas: experiências, ideias, emoções e muitos cafezinhos..., mas principalmente fomos absorvidas por uma atmosfera alegre, simples e verdadeira.
Os objetos de arte são incríveis, mas o Carlo torna cada um deles ainda mais especial ao mostrar, de forma muito natural, que o valor não está apenas nas peças, mas no que elas representam: conhecimento, dedicação, generosidade, comprometimento.
São esses valores que somados à beleza tornam a obra única e especial.  São esses valores que tornam o Carlo Cury também especial.
Ele ganhou um espaço gigante em nossos corações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário