domingo, 30 de abril de 2017

A bailarina que espalha flores pelo caminho


A primeira vez que eu vi um trabalho da bailarina e artesã Flavia Flores foi em uma feira de artesanatos no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.
Ela estava vendendo marcadores de livros feitos com flores naturais e comprei alguns para presentear os amigos.
Eles eram tão bonitos e delicados que não resisti. Foi amor à primeira vista.
Enquanto eu escolhia os marcadores, nós duas começamos a conversar sobre a vida, o trabalho...


Existem pessoas que gostamos sem nenhum motivo e com a Flavia foi assim, uma afinidade 
imediata. 


Lembro que neste dia contei a ela sobre a ideia de abrir uma loja virtual para divulgar e apresentar ao mundo os trabalhos de artesãos talentosos e ainda pouco conhecidos. 


Expliquei que eu e a minha sócia Renata estávamos muito animadas com isso e perguntei se ela gostaria de participar deste projeto. Ela topou. 


Alguns meses depois, quando a LOJA ENCANTES já era realidade, eu voltei ao Parque e combinamos de nos encontrar na casa dela para tratarmos do assunto.
Demorou ainda algum tempo para que a nossa agenda coincidisse, mas numa tarde de abril fomos até lá, eu, Renata e o nosso amigo Marcos.


A casa da Flavia fica na serra de Paraibuna, um lugar calmo em meio à mata atlântica.
A casa possui uma decoração adorável. Logo estávamos brincando com os dois cachorrinhos dela e conversando como se nos conhecêssemos há muito tempo. 



Quando eu entrei na sala me chamou atenção uma poltrona toda colorida, com um enorme desenho de coração no centro. 


Ela contou que encontrou esse móvel abandonado na rua e decidiu restaurá-lo.
“Eu usei essa poltrona para amamentar o meu filho, colei vários tecidos e ainda hoje ela não está pronta”. 


Cada cantinho da casa tem um detalhe especial, com luzes e enfeites nas janelas, tudo ali conta uma história.
Eu estava ansiosa para conhecer o ateliê da Flavia e era exatamente como eu imaginava, cheio de flores.


O amor dela pelas flores vem de gerações da sua família. O seu avô materno, Nelson Gonçalves Costa, era um apaixonado por orquídeas e a sua mãe sabia fazer lindos arranjos para festa.

 
Enquanto ela fazia os marcadores especialmente para a Loja Encantes, nos contou a história de uma prensa que estava no canto da sala. 


É um objeto do século passado usado pelo seu avô para prensar documentos, quando trabalhava na Caixa Econômica Federal.
Hoje é nesta prensa que a Flávia dá o formato plano às flores que escolhe para fazer os marcadores de livros. 



Por falar nisso, eu perguntei como ela fazia para secar as flores sem que elas perdessem a cor e a textura.
Ela me contou que aprendeu sozinha a usar a técnica japonesa chamada Oshibana, mas hoje faz um curso de especialização para se aprimorar. 


Apesar de viver entre as flores, o caminho de Flavia até elas demorou alguns passos de dança...
Flavia era uma bailarina. Com seu tamanho pequenino e rosto meigo, encantava a todos com os seus giros e piruetas.
Nesta época, ela vivia em Ilhabela e criou o Projeto Dança e Movimento, que resultou na fundação da Oscip Pés no Chão, onde dava aulas de balé clássico para as crianças carentes.
Em 2008, ela sofreu uma queda de moto e quando se recuperou percebeu que já não podia dançar da mesma forma que antes.


 
Foi nesta época que Flavia redescobriu o amor pelas flores.
A sua flor preferida é o “Cosmos”, cuja essência é usada no Floral de Minas para tratamento da Síndrome do Pânico.

“Trabalhar com flores mudou a minha vida. Antes eu era agitada e agora coloco essa energia no trabalho. Se eu estiver com pensamento atravessado não dá certo e rasgo a flor”, conta. 

É comum Flávia receber flores de amigos, com pedidos para fazer um marcador especial para preservar a lembrança de um momento ou de alguém.
Se por acaso você encontrar com uma moça pequena, de cabelos longos e o olhar mais doce que você já viu, pode ser a Flávia fazendo o que mais gosta: colher flores para encantar as pessoas.


Você gostou dos marcadores da Flavia Flores? Acesse este link para ver outros modelos: http://www.lojaencantes.com.br/livros-ct-18be76




Nenhum comentário:

Postar um comentário