segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Exposição homenageia a trajetória da pintora sebastianense Edna Mattos


A trajetória da pintora aquarelista Edna Camargo Mattos, que há mais de 40 anos se dedica a retratar as belezas de São Sebastião será contada na Exposição “NA GOTA COLORIDA ENCONTRA-SE UMA VIDA”, que será aberta ao público no dia 06 de outubro, às 20h00, no CIT – Centro de Informações Turísticas.


Serão expostos 36 quadros, que foram pintados com as técnicas de aquarela, técnica mista com acrílico, lápis aquarela e caneta posca, em papel texturizado.

No espaço da exposição, o visitante seguirá um percurso e durante a caminhada conhecerá aos poucos o universo da artista. 

Para isso acontecer, a exposição foi dividida em temas.

O primeiro é a Família, que recepcionará os visitantes na entrada. Neste espaço, estarão os quadros pintados pelos três homens mais importantes na vida de Edinha: o seu pai Wilson, O marido Luís Carlos e seu filho Tatá, além do quadro de sua filha Carla Mattos.

Logo em seguida, aparecem às imagens do bairro São Francisco, lugar onde a pintora reside e que também aparecem em muitas de suas obras.

Na terceira parte da exposição, os visitantes entrarão no mundo colorido e alegre da fauna e flora da Mata Atlântica.

Conforme a exposição caminha para a reta final, as imagens dos quadros se tornam mais intimistas e revelam com sutileza e sensibilidade o estado de espírito com que a artista enfrentou perdas irreparáveis e graves problemas de saúde.

Durante esses períodos, a pintora passou a pintar imagens dos arquétipos femininos, que apareceram em seus sonhos, cercados por mistérios e símbolos.

A Exposição “Na gota colorida encontra-se uma vida” foi organizada pela Loja Encantes, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Fundação Cultural, e do fotógrafo e cineasta, Zoran Djordjevic.


Edna Camargo Mattos - O amor de Edna Camargo Mattos pela pintura começou muito cedo. Quando criança ela contraiu tuberculose e passou por muitos tratamentos de saúde. Já adulta, numa recaída da doença, ela recebeu a visita da artista Regina Kerr Funiar, que a ensinou a técnica de aquarela. 

A pintura em aquarela tornou os dias de Edinha muito mais felizes. Foi um encontro perfeito. Ela podia pintar deitada na cama, não precisava se mexer muito e a tinta não tinha cheiro.

Edinha se casou com Luiz Carlos, seu companheiro de vida por 52 anos, um grande desenhista e retratista. Dessa união, nasceram os filhos Carla e Tatá.

O currículo da pintora Edna Camargo Mattos acumula muitos prêmios e títulos: Medalhas de Ouro e Bronze no Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário; Prêmio Flora Brasileira, em Honra ao Mérito - Galeria Mali-Villas Boas – SP, Honra ao Mérito - Salão da Fundarte em Ubatuba, Marinha Brasileira, entre outros.

Serviço: Exposição “Na goto colorida encontra-se uma vida”, de Edna Camargo Mattos

Abertura: Dia 06 de outubro – 20h00

Local: CIT – Centro de Informações Turísticas, Rua da Praia, Centro – São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário