quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Capitólio: Dica de Passeio para toda família

Vista mais famosa de Capitólio

Você procura uma oportunidade para estar junto da família em um lugar paradisíaco? Então, arrume as malas e vá para Capitólio, em Minas Gerais. O melhor jeito de conhecer a cidade é indo de carro porque as atrações são afastadas do centro e não há transporte público que leve os turistas de um ponto ao outro.

Capitólio é conhecida como a “Capital do Lago de Furnas”, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440km². Esse lago é tão grande que ficou conhecido por “Mar de Minas”, hoje é um dos principais roteiros turísticos da cidade.
 

É possível contratar passeios de lanchas para passear por esse lago, cercado por paredões, e onde você vai poder tomar banho em piscinas naturais e cachoeiras. 



O passeio que eu fiz durou cerca de 2 horas e fez quatro paradas: Cânion Vale dos Tucanos, Cânion Cascata, Cânion Cascatinha e Lagoa Azul/ Bar Flutuante



 A saída das lanchas está localizada na Ponte do Rio Turvo, 22 Km do centro de Capitólio, o ponto de referência é o Restaurante do Rio Turvo.
Aliás, excelente restaurante com comida farta e deliciosa. Na volta do passeio, pare ali para almoçar. 


Na volta, aproveite para conhecer o MIRANTE DO CÂNION, sem dúvida, a vista mais bonita de Capitólio.



A entrada é gratuita e próxima ao Restaurante do turvo. Você vai ver um acostamento gramado na estrada, onde poderá estacionar seu carro lá.



São apenas 5 minutos de caminhada, cerca de 100 metros e sem nenhuma dificuldade. Não há infraestrutura no lugar e não é preciso pagar para entrar.


Em Capitólio existem ótimas trilhas e o final do passeio termina sempre com banhos de cachoeira. São cenários deslumbrantes.



Se você tem filhos ainda pequenos, não precisa ficar preocupado porque existem trilhas com diversos níveis de dificuldade.
Eu viajei com o meu afilhado de 06 anos e isso não me impediu de fazer nenhum passeio.
Claro, quem passeia com criança é preciso ter alguns cuidados redobrados, mas exceto pelas subidas, o percurso foi seguro e tranquilo. Ambos aproveitamos muito.


A TRILHA DO SOL é imperdível. Nós seguimos o seguinte percurso: primeiro a cachoeira no limite, depois a cachoeira do grito e, por fim, o poço dourado.
CACHOEIRA NO LIMITE - Não se assuste com o nome, pois com uma caminhada leve (pouco mais de 1 km) você chega ao local do escorregador de pedras.


CACHOEIRA DO GRITO - Cartão postal da Trilha do Sol. De acesso fácil, é o local mais visitado pelos turistas. Beleza rara, com águas cristalinas e multi quedas maravilhosas. Local onde se realiza o ritual do descarrego. Toda pessoa que toma banho em suas águas, deixa as superstições e medos para trás, com um grito bem forte que ecoa por todo o riacho.



CACHOEIRA DO POÇO DOURADO – Para chegar até a cachoeira é preciso percorrer um caminho pela água, cercado por cânions, aonde você vai observar vários totens feitos de pedra, lembrança de quem passou por lá. 



Nós ficamos três dias em Capitólio, depois seguimos para a cidade de São Roque de Minas, onde está a sede do Instituto Chico Mendes, que administra o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde estão as nascentes do rio São Francisco e a cachoeira Casca D’Anta.


É possível fazer esse passeio em um único dia, ou seja, ir de Capitólio até o Parque e conhecer as nascentes e a cachoeira, mas eu não recomendo. Reserve pelo menos dois dias para conhecer a região.


A estrada até as nascentes é de terra e muito longa. Se você for até lá só para ver o curso d’água irá se decepcionar.

 


Só vale a pena ir até o Parque da Canastra se for para passar o dia, com calma, para apreciar a vegetação e a fauna do cerrado.
Se você tiver sorte poderá ver alguns animais típicos da região, como: tamanduá- bandeira, lobo- guará, tatu- canastra, ema e o veado- campeiro.




Também é fácil encontrar alguns animais pequenos, como o tucanuçu, urubu- rei e o gavião- carcará.  No dia que for até lá, vá preparado para fazer um piquenique. Não existem lanchonetes no parque, apenas banheiros.


O Parque Nacional da Serra da Canastra fica fechado às terças-feiras, exceto em feriados. Horário de visitação: 8h às 18h (entrada é permitida até às 16h).
Reserve um dia para conhecer a cachoeira Casca D’Antas, a maior queda do rio São Francisco, com queda livre de 186 metros, considerada a maior atração da Canastra.



O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, o animal anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.
O lugar tem uma energia especial e ficará na sua memória por muito tempo. 



Na volta da cachoeira encontramos na rede alguns restaurantes, que servem uma comida simples, saborosa e típica da região. Neste, tinham redes para descansar, olha só que delícia!
 



Na Serra da Canastra também encontramos fazendas que vendem queijos, cafés, entre outras comidinhas típicas de Minas. Voltamos para a casa cheios de novidades e comidinhas deliciosas para dividir com a família. 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário