segunda-feira, 7 de maio de 2018

O que é sagrado para você?



Essa reflexão deu origem a Exposição “Retábulos - o Sagrado de Cada Um”, com obras dos grupos Ubuntu Ceramistas, Oca de Ubatuba, Santo de Casa de São José dos Campos e do artista convidado, Carlos Gama, de São Paulo, que está em cartaz na Secretaria de Turismo, em Caraguatatuba.


Em retábulos de madeira, os ceramistas expõem peças em miniatura e criam universos particulares, revelando ao público aquilo que consideram de mais sagrado.
Passear pela exposição e observar os retábulos me fez refletir como os seres humanos são diferentes e que isso é o que dá sabor a vida.
O que torna a exposição interessante, no meu ponto de vista, é a possibilidade de descobrir o universo dos artistas, o peso que atribuem as suas atividades e as pessoas que os cercam.
Essa descoberta muita vezes me aproximaram de alguns, outra vezes relevaram as nossas diferenças, mas em ambos os casos criaram um diálogo interior que me fez refletir.
Eu acho que a arte ganha um novo sentido quando traz à tona um assunto, de forma lúdica e quase imperceptível, como se falasse ao inconsciente para chegar mais rápido ao coração.
Essa exposição faz isso com muita delicadeza e mostra que, mesmo sendo diferentes, é possível conviver em harmonia, se cada um respeitar o espaço do outro.
A mostra teve o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba que, aliás, produziu um lindo material gráfico, com fotos de todos os retábulos, uma demonstração de respeito com as obras.
Por falar nisso, quero destacar e parabenizar o trabalho do doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, Oscar D'Ambrosio, que se reuniu com todos os artistas antes da exposição e produziu textos sensíveis, com comentários e observações interessantes sobre cada obra.

Serviço: A Exposição “Retábulos – O Sagrado de Cada de Um” pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h45 às 17h45; e nos domingos e feriados das 8h45 às 13h, até o dia 28 de junho. A Secretaria de Turismo fica na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 A – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7910.





Nenhum comentário:

Postar um comentário