domingo, 17 de junho de 2018

Visita ao Louisiana Museu de Arte Moderna


Pertinho de Copenhague, na cidade de Humlebæk, com vista para o mar, fica o Louisiana Museu de Arte Moderna que, além de ter um acervo muito interessante, com obras de artistas como Picasso, Kandinski, Warhol e Lichtenstein, impressiona pela beleza.




Nós fomos até lá de carro, quando seguíamos a caminho da Suécia, à primeira vista o lugar me lembrou do Museu de Arte Moderna de Inhotim, em Minas Gerais, por causa das obras expostas a céu aberto.

À vista para o mar também é muito bonita e para apreciá-la os visitantes, incluindo nós, enfrentam o vento congelante.


As exposições estão sempre mudando, até o dia 19 de agosto, ocorre à exposição da pintora alemã, Gabriele Münter, amante de Kandinsky, cujas obras têm forte influência do movimento expressionista.  


Mas, quando estivemos lá, em abril, ocorria a Exposição das Cerâmicas de Picasso, marcando o início das comemorações do 60º aniversário da Louisiana.


Com mais de 160 peças, esta foi a primeira grande exposição na Escandinávia focada em uma parte tardia, afortunada e altamente imaginativa do trabalho de Picasso.


As cerâmicas representam um ponto de virada na vida do artista que ao longo de sua vida buscou novos desafios artísticos em todos os tipos possíveis de materiais.


Ele fez experimentos com materiais cerâmicos, óxidos e esmaltes e com os processos e técnicas cerâmicas - especialmente os elementos imprevisíveis no processo de queima, como as cores que são difíceis de controlar.




Na exposição, estavam as obras que envolvem a pintura e retrabalho de pratos, jarras e figuras mais esculturais de animais, faunos e figuras femininas.



Sobre o Museu - Quando o Louisiana abriu suas portas, em 1958, seu fundador, Knud W. Jensen pretendia que o museu fosse uma casa para a moderna arte dinamarquesa.


Mas, depois de apenas alguns anos, ele mudou de rumo e, em vez de ser uma coleção predominantemente dinamarquesa, o museu passou a receber obras de renome internacional.



Por que se chama Louisiana? O nome não tem nenhuma relação com o estado americano, como pensei a princípio.  O nome foi dado em homenagem às três esposas do construtor da propriedade, que se chamavam Louise. Louise, Louise. Louise.
Pois é, mais estranho ainda. kkkk


Atualmente, o museu de Louisiana é um dos mais respeitados do mundo, por isso, não esqueça de visita-lo quando estiver em Copenhague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário