segunda-feira, 27 de agosto de 2018

EU, E O LIVRO: Um bom motivo para comemorar


No último sábado (25/08), eu fui conhecer o Projeto “EU, E O LIVRO”, na Escola Cynthia Cliquet, localizada no bairro da Enseada, em São Sebastião.
O bairro fica um pouco afastado do centro da cidade e apresenta um elevado crescimento populacional. Ele abriga pescadores e agricultores artesanais, mas também muitas famílias de migrantes. Essas famílias, além de projetos e sonhos, trouxeram também algo bem real: os filhos. 

Como acontece na maioria dos locais com o perfil da Enseada, a infraestrutura urbana e as opções de lazer para as crianças ainda são precárias.
É nesta realidade social que se destaca a Escola Cynthia Cliquet. 
Com um time de educadores que enxerga potencial onde outros enxergam dificuldades, a escola se tornou conhecida pelos excelentes projetos que oferece aos seus alunos. 
O projeto “EU, E O LIVRO” é um exemplo disso. 


Ele foi criado e desenvolvido em parceria com um trio de mulheres fantásticas, Cristina Mira, escritora, Bel Galvanese, escritora e ilustradora, e Leila Prado, editora e encadernadora. 

(Da esquerda/ direita) Professor Emanuel Araújo, Bel Galvanese, Leila Prado e Cris Mira
As três, mestras em seu campo de atuação, se reuniram com 30 alunos – do 6º ao 9º ano, para incentivá-los a ler, escrever, desenhar, recortar e encadernar o seu próprio livro. 
  

O tema proposto por elas foi “A importância do livro e o papel da leitura na nossa sociedade”.
No dia da Exposição dos trabalhos, houve até recital de texto de Shakespeare, trechos da peça de Hamlet, Romeu e Julieta e A Megera Domada.
Mas, o que de fato tocou o meu coração foi ver os livros produzidos pelos alunos. Alguns de uma sensibilidade e profundidade tocantes. 




Muitos pais foram prestigiar os seus filhos e, quero acreditar, que tenham saído de lá orgulhosos e com os seus corações mais tranquilos com relação ao futuro. 


É óbvio que quando se trata de arte, o resultado – no caso, o livro – é apenas uma parte do processo.
O resultado mais importante não dá para tocar, apenas sentir e isso ainda poderá levar alguns dias, meses e até anos, cada aluno tem o seu próprio tempo. 


Torço muito para que esse projeto continue e se espalhe por todos os bairros, pois acredito que a arte pode salvar o mundo!
A notícia boa é que se depender dessa turma isso acontecerá. Ponto para as meninas!

Eu tietando os amigos do Projeto EU, E O LIVRO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário