quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Museu do Bairro São Francisco: Um passeio cheio de encantos


O bairro São Francisco, em São Sebastião, há muito tempo merecia ter um Museu só para contar a sua história e agora isso é uma realidade.
O espaço, aberto recentemente, apresenta ao público a Exposição “Memória, Tradição e História: Congada e Cerâmica”.

No corredor central, o visitante poderá conhecer as histórias, os costumes e como viviam as famílias que moravam antigamente no bairro.



Neste espaço, o visitante também vai conhecer sobre a história do Convento Nossa Senhora do Amparo, o prédio mais antigo da cidade.



O bairro São Francisco foi um importante pólo de confecção de panelas de barro, tarefa das mulheres chamadas de "paneleiras".


A “paneleira” mais conhecida é Dona Adélia Barsotti (da foto no fundo).

Cerâmicas  feitas por dona Adélia Barsotti do acervo do pintor Antônio Carelli
Neste local, também estão expostas outras cerâmicas tradicionais, inclusive  algumas encontradas no Sítio Arqueológico São Francisco.

Cerâmicas encontradas no Sítio Arqueológico São Francisco
Cerâmicas produzidas por Adélia Barsotti tendo como referência a produção dos escravos do Sítio Arqueológico

A Exposição também conta a história da centenária congada de São Benedito, apresentando os trajes e instrumentos tradicionais utilizados pelos moradores nos festejos.



E se depois de conhecer sua história você quiser passear pelo bairro...
Logo na frente do Museu fica o caminho que leva para o mar, onde repousam os barquinhos de pesca. É um cenário lindo.


Pertinho dali está Café Camaleão, da querida Carla, decorado com jeito de casa caiçara, simples e acolhedor. Experimente o café coado e os bolos caseiros, todos saborosos.


Na Rua do Museu ainda fica o estúdio de cerâmica da Cida Ivanov e o Ateliê Fênix, que confecciona bolsas artesanais, do casal Janaína e Marcus.


Aproveite para almoçar no Budegas ou no Guaruçá ou para comprar um peixe fresquinho direto dos pescadores.
Quem voltar à noite vai encontrar o bairro bastante animado, com gente sentada nas mesas em frente à calçada do Bar da Chicha ou ouvindo música no Bar do Bairro.


O bairro São Francisco é um dos meus lugares preferidos no mundo, sou muito sortuda por ter tudo isso no quintal de casa.

Anote o endereço do Museu do Bairro: Rua Martins do Val, nº 81, bairro São Francisco. Entrada gratuita. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h.

QUER SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DAS PANELEIRAS DO BAIRRO SÃO FRANCISCO?

CLICA AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário