sábado, 5 de janeiro de 2019

Parque das Esculturas de Brusque um passeio imperdível


A cidade de Brusque, em Santa Catarina, é muito conhecida por seu comércio têxtil e faz juz a fama, no entanto, os atrativos da cidade vão muito além disso. 
Um dos lugares que mais encantou na cidade foi o Parque de Esculturas, onde eu fui passear com minha família.
 
A ideia do parque surgiu em 2001, quando a cidade realizou o I Simpósio Internacional de Esculturas, mas só se tornou realidade em 2014. As esculturas ficam a céu aberto em uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados. 


É uma delícia caminhar entre as obras, quase todas muito expressivas, como a escultura gigante feita em mármore pelo artista Amilcar de Castro, chamada “Tortura Nunca Mais”. 


Ela foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer como uma crítica ao período da ditadura militar no Brasil. Repare que o espelho d´água foi pintado de vermelho em homenagem às vítimas.
Na placa informativa, tem uma mensagem de Niemeyer: 
“Para os mais sensíveis, para os que veem o mundo apaixonadamente e amam o seu próximo e se revoltam com a opressão e o arbítrio, a escultura exprime a revolta que o justifica”.
A escultura da artista japonesa Baku Inoue, intitulada “Cogumelo”, faz alusão a II Guerra Mundial e é uma espécie de metáfora entre morte e vida, com o objetivo de propor a paz entre os povos. 


A metáfora está no fato das bombas atômicas, em formas de cogumelos gigantes, terem arrasaram as cidades de Hiroshima e Nagazaki e, no entanto, após a destruição, os primeiros sinais de vida surgiram no solo com os cogumelos.
Depois disso passei a ver os cogumelos com outros olhos, bem... mais ou menos. Kkk... Mas, é interessante, não é?


Outra escultura muito significativa foi feita pela artista argentina, Laura Marcos, intitulada “Memória pelos Desaparecidos”. A ausência nos blocos de mármore dá forma a figuras humanas.
Não lembra aquelas brincadeiras de criança com recorte e dobradura de papel? Então, essa foi a forma encontrada por ela para homenagear a infância perdida e as famílias que desapareceram durante o regime ditador no país. 


O passeio, além de divertido, é uma ótima oportunidade para ensinar as crianças e mesmo relembrar um pouco sobre a história do mundo, abordando temas tristes de uma forma lúdica.

A entrada do Parque de Esculturas é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário