domingo, 6 de janeiro de 2019

Um passeio por Florianópolis além das praias


 Não há como negar que as praias de Florianópolis são lindas, mas e se o dia amanheceu chuvoso ou se você tem poucas horas para conhecer a cidade e não pode ir a praia, o que fazer?
Esse post é para quem deseja conhecer a capital de Santa Catarina, além de suas belas praias. Eu fiz isso e adorei. Tenho certeza que você também irá se surpreender.




A minha dica é começar o passeio pelo bairro de Santo Antônio de Lisboa, um lugar muito charmoso, com vários cafés e lojinhas de artesanato.




Aproveite para caminhar tranquilamente pelas ruas de pedra, visite a antiga igreja e aprecie a arquitetura das casas em estilo açoriano.


Santo Antônio de Lisboa surgiu, em 1748, e sua riqueza cultural é resultado da mistura dos costumes das famílias portuguesas, dos índios carijós e escravos africanos.


 Se você chegar cedo, aproveite para saborear o café e os doces da Nau Catarineta, onde também tem uma galeria de arte, lojinha e até um teatro.



Quando aproximar a hora do almoço, vá conhecer o Mercado Central. É enorme e tem muitas opções de restaurantes, aqui você poderá saborear as famosas ostras.


Lá tem ostras pra todos os gostos. Eu provei ostras crua, frita e gratinada, e adorei.


No mercadão, também encontrei as famosas rendas de bilro, um trabalho artesanal, difícil e muito delicado.

Escultura de Bilros -  objetos de madeira que possuem uma pequena cabeça em uma das extremidades; na qual enrola-se a linha para execução do trançado da renda.

Depois do almoço aproveite para conhecer o centro de Florianópolis, caminhe pelo calçadão e visite a Catedral Metropolitana.


Antes de ir embora, sente na escadaria para sentir o clima do local e ter um visão da Praça XV, a mais importante da cidade. Muitos jovens ficam por ali conversando, principalmente, se estiver um agradável dia de sol.


A Praça XV, também conhecida como Praça da Figueira, foi construída entre 1885 e 1887, fica no local onde foi fundada a cidade, tendo partido dali a povoação da então Vila de Nossa Senhora do Desterro, antigo nome de Floripa.


Logo em frente a praça fica o Palácio Cruz e Sousa, que já foi a sede do governo de Santa Catarina, mas hoje abriga o Museu Histórico.
Não é muito grande e precisa de restauro, mesmo assim vale a pena conhecer o antigo casarão, que já foi palco de eventos culturais e políticos importantes.


O jardim e a arquitetura são lindos, os detalhes no teto..., no entanto, o que me encantou foi sem dúvida o trabalho de marchetaria do piso, uma obra de arte!
Para não danificá-lo é preciso usar um sapatinho de pano meio esquisito, mas super importante.



 No Museu está exposto o mapa do Brasil elaborado no final do século XV, além de algumas obras de arte, móveis antigos e até o menu de um jantar de maio de 1938, com a mesa posta como no dia do evento.

 
Os restos mortais do poeta Cruz e Souza, que dá nome ao Museu e foi considerado um dos percursores do simbolismo, então acolhidos no Palácio. Aliás, existe um espaço dedicado a mostrar as obras do famoso poeta, um dos pontos altos da visita.
Bem, depois de um dia cheio, você pode estar cansada. É hora de retornar ao hotel e se preparar para o jantar.


Não faltam opções de lugares bacanas, se ainda quiser passear um pouquinho escolha um restaurante próximo à Lagoa da Conceição. Dica final, se for a última noite escolha o prato tradicional de sequência de camarão.


Será uma ótima forma de se despedir de Floripa e sorrir sempre que se lembrar deste dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário