quarta-feira, 15 de maio de 2019

Cusco: O que você precisa saber antes de organizar sua viagem


Eu sempre sonhei em visitar Machu Picchu, mas preciso confessar uma coisa: durante a minha viagem ao Peru, a cidade que mais se encaixou no meu sonho foi Cusco.
As ruas de pedras, o frio, as mulheres com os trajes típicos...
Cusco foi o berço da civilização inca, por isso, em quéchua, esse nome significa o "umbigo do mundo". Ao caminhar pelas ruas, ainda é possível ver as paredes de pedras que, antes da chegada dos espanhóis, faziam parte de casas e templos e os canais que servem até hoje para o escoamento da água da chuva.
Apesar de me sentir triste por pensar o quanto essa história poderia ter sido diferente se os incas não tivessem sido dizimados, também foi um alívio perceber que a violência e a ganância não são mais fortes que o conhecimento.
Portanto, se estiver planejando conhecer Cusco prepare- se para uma viagem com muita história de imperadores, guerreiros e deuses e esteja preparado para caminhar por paisagens deslumbrantes, onde as montanhas tem alma.


A viagem de avião de Lima até Cusco dura cerca de 1h30. Apesar de muitas nuvens, dá para ver lá do alto as montanhas e é uma viagem muito bonita.


Ao chegar no aeroporto, nós pegamos um táxi até o Hotel Unaytambo, localizado a poucos quarteirões da praça das Armas, custou por 15 soles.
Esse hotel tem uma história muito bacana e vou contar no próximo post. Por enquanto, vamos voltar as dicas de sobrevivência, rsrs.
Antes de viajar até Cusco é preciso saber que a cidade fica a 3.400 m do nível do mar e, por causa da altitude, você pode sentir dores de cabeça, dificuldade para respirar e cansaço.


Os peruanos chamam esse mal estar de “soroche” e aconselham a beber o chá de “coca” para diminuir essas sensações desagradáveis.
É importante saber que nem todas as pessoas sentem esse mal estar com a mesma intensidade, eu senti apenas um pouco de dor de cabeça.

 
No hotel em que ficamos hospedados, o chá de coca era servido na recepção. A bebida não tem efeito alucinógeno, o gosto é meio amargo, mas não achei terrível.
Também por causa da altura, Cusco será provavelmente a cidade mais fria que você vai visitar durante a viagem. Portanto, prepare o cachecol, gorro e a bota.


Ops! Quando digo botas me refiro aquelas de saltos baixos porque a cidade é cheia de pedras lisas e é preciso caminhar com cuidado para não escorregar.


Apesar de rústica, a cidade oferece muitas opções de restaurantes estrelados, como o japonês Limo. É um ótimo contraste.
Sobre o local de hospedagem, na minha opinião quanto mais próximo da praça principal é melhor.
Se você pretende seguir viagem direto para Cusco, saiba que não terá problema para comprar a moeda peruana, chamada de Novo Sol, existem várias casas de câmbio na cidade.


Outra dica importante é contratar guias turísticos quando for visitar os monumentos históricos de Cusco, eles custam 30 soles, em média, caso contrário tudo o que você vai ver serão pedras.


Eu não gosto muito de ter alguém perto de mim falando sem parar quando eu quero observar os detalhes do lugar, mas aqui os guias são necessários.


Se a grana estiver curta e for necessário escolher apenas um local em Cusco para visitar com o guia, eu indico o passeio a Catedral, a Igreja da Ascensão e do Sagrado Coração da Família.
Eu estava me esquecendo das dicas de compras. Muitas pessoas, como eu, são apaixonadas pelos tecidos peruanos.


O melhor local para comprá-los é em Chinchero, um pequeno vilarejo no Vale Sagrado dos Incas, que vou falar com mais detalhes em outro momento.
Mas... lembre- se que os preços dos produtos vão aumentar à medida que você se aproximar da Machu Picchu.
Portanto, se a ideia não é investir muito em uma peça de artesanato ou tecido e apenas comprar lembrancinhas para presentear a família e amigos, aproveite para fazer isso no Mercado San Pedro, em Cusco.
No próximo post, eu vou contar como foram os meus dias nesta cidade incrível para inspirar você a preparar a sua viagem.







2 comentários: