quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alimentos para aquecer seu inverno



O inverno chegou!
E é nessa época que a gente costuma abusar um pouquinho da alimentação.
Costumamos dizer que o frio “dá mais fome”.

Na verdade, isso tem justificativa!
Com a queda da temperatura externa, nosso corpo tende a diminuir sua temperatura interna. E uma das funções dos alimentos é justamente fornecer energia ao corpo para que ele mantenha essa temperatura. Por isso que no inverno aumenta a procura por alimentos com quantidade maior de calorias, como sopa, fondue, feijoada, chocolate quente e chocolate.


Aliás, você sabia que existem alimentos termogênicos?
São aqueles que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo.
A boa notícia é que eles também facilitam a queima de gordura. Ou seja: é possível - sim - curtir a alimentação do inverno sem abandonar totalmente a dieta.
Vamos aos exemplos...

A canela, além de ajudar no aumento da temperatura corporal, tem excelente poder digestivo e fortalece o sistema imunológico. Uma dica para o inverno é assar uma maçã e colocar por cima um pouco de canela.


O gengibre contribui na queima de gordura pelo organismo. Contém ainda substâncias que ajudam na circulação do sangue e dão uma sensação de conforto térmico ao corpo. O chá de gengibre (puro ou misturado com ervas) é uma excelente opção para o frio.


Já os alimentos oleaginosos contêm as chamadas “gorduras boas” como o ômega 3, que ajuda na queima de calorias, no controle das taxa de colesterol no sangue e favorece a memória e a concentração. Algumas ainda são ricas em cálcio, como as amêndoas e o pistache.


Outras sugestões pra quem quer evitar os quilinhos extras são:
- os foundes de queijo e chocolate podem ser preparados com leite desnatado, chocolate diet e queijos magros;
- as sobremesas quentes podem ser à base de frutas como banana ou maçã - com canela - assadas no forno ou micro-ondas;
- e para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras que, além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade prolongada.

Dicas anotadas? Então, bom inverno e bom apetite!