terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Bem- vinda ao mundo colorido da Sdondi


A artista plástica Sdondi mora em Ilhabela, no Litoral norte de São Paulo, em uma casa/ ateliê, cercada de um jardim com árvores frutíferas e flores. Eu sou fã dessa artista há muito tempo, desde que eu vi pela primeira vez um dos seus quadros exposto na Secretaria de Cultura da cidade.





Quem é essa pintora que brinca tão bem com as cores? E foi quando ouvi o nome dela pela primeira vez. O universo lúdico criado pela artista me faz sonhar um mundo colorido, com perfume de flores, onde vivem príncipes e princesas que se amam de verdade e tem finais sempre felizes.

É isso o que eu enxergo quando olho para as suas pinturas. Eu sinto alegria e amor. Passaram alguns anos, mas no final do mês de janeiro eu finalmente conheci a Sdondi. Não foi um encontro planejado.
Eu estava em Ilhabela para outros compromissos, sobrou um tempinho na agenda e decidi ir até o ateliê dela.

 
A Sdondi não estava, mas eu fui recepcionada por uma moça muito gentil, por um cacho de banana e outro de pitáia.
Aproveitei para caminhar e absorver todo o clima do espaço, observar com atenção os quadros e as formas inusitadas das cerâmicas, já estava quase indo embora, quando ela finalmente chegou.




Não demorou muito até que nós duas começamos a falar sobre nossas vidas como se já nos conhecêssemos há algum tempo.
A Sdondi acredita que a sua criatividade vem de uma necessidade profunda de se expressar, um dom de Deus. 



Todas as imagens das mulheres que aparecem nos seus quadros representam um pouco dela mesma.
“Todas sou eu”, explica.



Eu perguntei por que em seus quadros sempre aparecem princesas e príncipes sorridentes e fiquei sabendo que isso a faz recordar do seu pai.
“O meu pai sempre cuidou muito bem de mim e me fazia sentir uma princesa, a inspiração vem disso, hoje sou uma rainha”.

 

Bailarina na infância, pintora desde os 12 anos, apaixonada pela arte da cerâmica, formada em artes plásticas, Sdondi possui um currículo extenso de exposições, inclusive em países do exterior.
Por trás de cada obra existe uma história, que quase sempre fala de amor, desejos e sonhos.
Um universo cheio de símbolos e delicadezas, onde todos se sentem a vontade e feliz.


O nosso encontro foi tão bacana que eu decidi arriscar e a convidei para fazer parte da Loja Encantes, ela topou na hora.
Depois, Sdondi me confidenciou que planeja morar na Austrália durante seis meses no ano e que sentiu que a minha ida até o Ateliê não tinha sido por acaso.
Eu também acho. Um encontro que pretendo que se repita ainda muitas vezes. 


Eu pedi para que deixasse uma mensagem aos leitores do Blog: “Jesus cristo transformou a minha vida, devo tudo ele e ao dom da arte que ele me presenteou”, disse.
Esse é o universo da Sdondi, onde tudo é intensidade e cor. Muito de tudo que é bom.