sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Viagem de carro – Percorra o sul do Brasil até o Uruguai




Com o aumento do dólar viajar pelo Brasil nunca esteve tão em alta e se você faz parte do grupo que olha com desconfiança quando o assunto é percorrer as gentis terras brasileiras está na hora de colocar o preconceito de lado. 

O meu roteiro dessa vez foi pelos Estados do Sul do Brasil até Montevidéu, capital do Uruguai. Eu fiz essa viagem de carro com a minha família. Nós passamos por lugares incríveis, com beleza de tirar o fôlego.
As condições da BR- 116 estavam boas, mas existem muitos radares de controle de velocidade. Após quase dois meses do nosso retorno para casa, nós ainda estamos recebendo as multas. Vixiiiii....
Nós saímos de São Sebastião, no Litoral Norte/ SP, e a primeira parada foi em Curitiba, no Paraná. Foram cerca de 7 horas na estrada. 


Quem planeja ir à Curitiba e ficar na cidade por um dia apenas, eu dou duas dicas de lugares que eu adoro.
Primeiro: visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON), que devido a sua forma arquitetônica é conhecido pelos locais como o Museu do Olho, onde estão expostas as obras apreendidas pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato.  


Segundo e imperdível: jantar no Restaurante Madalosso, que fica no bairro Santa Felicidade, e serve uma deliciosa comida italiana, sem falar que o espaço é muito bonito. Você terá uma noite inesquecível, pode acreditar.
De Curitiba seguimos em direção aos Canyons de Santa Catarina. Ou você pensa que só os Estados Unidos tem Canyons? 


Os canyons dos sul do Brasil compõem uma paisagem de tirar o fôlego de tão linda. Para conhecer os canyons ficamos hospedados na cidade de Praia Grande, na divisa com o Rio Grande do Sul. 
Os canyons estão protegidos dentro de dois parques nacionais: Aparados da Serra e da Serra Geral. Existem várias opções de passeios, com graus de dificuldades diferentes. 


No Canyon Fortaleza conhecemos primeiro a Cachoeira da “Gravata do Noivo”.
Depois atravessamos Rio Tigre Negro e chegamos a Cachoeira “Véu da Noiva”. 
A partir desse trecho, nós caminhamos mais alguns minutos e chegamos a um lugar meio místico, onde está Pedra do Segredo


No Canyon Itaimbezinho, com paredões verticais que chegam a 700 metros de altura, existem duas opções de trilha: Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo.  
Nós percorremos a Trilha do Cotovelo, mais longa, com duração de 3 horas. E super valeu a pena a pena, olha só aonde nós chegamos. Tri legal, chê! 


Quase na fronteira com o Uruguai, no extremo sul do Brasil, nós passamos de carro pela Estação Ecológica do Taim, um enorme banhado, importante berçário das aves migratórias e que abriga a maior variação de mamíferos do país. 


Cuidado: É melhor dirigir por esse trecho durante o dia porque muitos animais atravessam as cercas de proteção, colocadas ao lado da estrada e provocam acidentes. Há vários animais mortos no acostamento.
Com o dólar nas alturas, a Cidade de Chuí, na fronteira com o Uruguai, quase não tinha turistas e sobravam vagas para estacionamento de carro. 


O lugar não é bonito e a maior parte do comércio está concentrada em uma avenida. Essa avenida é separada por um canteiro, que separa a cidade de Chuí, do Brasil, da cidade de Chuy, do Uruguai. 
Do lado Uruguaio ficam os free shops, mas você somente poderá consumir neles depois de cruzar a fronteira.
No Chuy nós aproveitamos para trocar alguns dólares por pesos para pagar os pedágios na estrada. Existem várias casas de câmbio na avenida principal.
Nós também compramos um chip para celular com número de telefone do Uruguai (Anatel) para usar a internet. 


Antes de atravessar a Fronteira no Uruguai verifique se os documentos estão em ordem. Precisa apresentar o passaporte/ ou RG original, além da Carta Verde, que é o seguro do carro com validade no Uruguai. Leia mais no site da Embaixada: CLIQUE AQUI 
Para ir direto até Punta Del Leste, no Uruguai, você vai trafegar pela Rota-9, uma estrada que não parece ter fim, cercada por uma grande planície com lagos e muitos animais, principalmente ovelhas e gados.
Na altura do quilômetro 300 da Rota 9, a estrada transforma-se uma pista de emergência para aviões, com 6 km de extensão. 


Em Punta Del Leste, o balneário mais chique do Uruguai, é difícil fazer economia, mas nós conseguimos com algumas mudanças de planos. Leia o post abaixo para saber mais.
A melhor parte da península de Maldonado, que é o lindo visual das praias, é de graça. O resto vai depender de você.


Lá existem várias opções de passeios, como o famoso monumento Los Dedos, a Ponte Ondulada, os hypados bairros de La Barra e José Ignacio, entre outros.
A Casapueblo, em Punta Ballena, que era a casa de verão do artista Carlos Páez Vilaró, hoje transformada em um museu, é o endereço imperdível para assistir o pôr- do- sol, em Punta Del Leste.  

De Punta Del Leste até a capital Montevidéu são duas horas de viagem.  
O que fazer em um dia em Montevidéu em um dia? Você não pode deixar de conhecer o Mercado do Porto e experimentar a famosa Parrila, acompanhada da cerveja Patrícia
 

Depois vá passear na Praça Independência, onde está mausoléu subterrâneo com os restos mortais do herói nacional José Gervasio Artigas; a Porta da Cidadela, construída na época do Montevidéu colonial e o Teatro Solís, inaugurado em 1856.
Se der tempo vá conhecer também a Avenida 18 de Julho, o principal corredor comercial da cidade, onde está o Mercado de Artesanatos.

A Volta para Casa...

Na volta do Uruguai para o Brasil nossa primeira parada foi em Porto Alegre e, na manhã seguinte, seguimos em direção a Serra Gaúcha para conhecer as cidades de Gramado e Canela.

O que fazer em Gramado e Canela em uma tarde com chuva? 

Em Gramado, as principais atrações, como a Rua Coberta, com restaurantes e lojinhas, e o Palácio dos Festivais, onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado, são muito próximos, um em frente ao outro, na Rua Borges de Medeiros. 

Gramado tem muitas lojas de chocolates artesanais. Se você estiver com crianças ou apenas querendo estender o passeio um pouco mais, a dica é visitar o Parque Mundo do Chocolate, assinado pela Lugano, marca que existe desde 1976.  

A viagem até a cidade de Canela é rápida e faz parte do trajeto. Se você quer fazer uma única parada para as fotos, escolha a Catedral de Pedra, é belíssima. Ao redor do templo, muitas lojas vendem souvenires e adivinhe? Chocolate.
Das Serras Gaúchas seguimos até Laguna, em Santa Catarina, cidade onde começou o romance entre o revolucionário Giuseppe Garibaldi e Anita. 


Nós fomos conhecer a Casa de Anita; a Fonte da Carioca, uma fonte onde até hoje os moradores vão buscar água, e o marco do Tratado de Tordesilhas. O trecho de terra limitado pelo tratado se estendia de Belém do Pará, ao norte, até Laguna, ao sul.

Paramos uma noite em Curitiba até finalmente chegarmos a São Sebastião.  Ainda deu tempo de brindar o sucesso da viagem no restaurante Madalosso.
Não é preciso ir a outro país para apreciar uma culinária diferente, conhecer paisagens deslumbrantes e vivenciar fatos importantes da história. Tudo está pertinho da gente, basta abrir a mente e dar valor para o que é nosso! 

Se você curtiu esse roteiro, leia também: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário